Fluminense e Vasco da Gama medem forças na tarde do próximo domingo, dia 12, às 18h, horário de Brasília, no Estádio Maracanã, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca de 2023.
No momento, o Tricolor das Laranjeiras ocupa a terceira colocação na tabela de classificação do Estadual do Rio de Janeiro, com 13 pontos conquistados.
Já o Gigante da Colina está em sexto lugar, com 11 pontos e ainda tem um jogo a menos a cumprir na competição, que é o clássico contra o Botafogo.
Para a partida deste fim de semana, Flu e Cruz-Maltino entraram em um acordo para o uso do Maracanã, após polêmicas envolvendo a venda de ingressos para o confronto.
Apesar de ser visitante na partida, o Vasco da Gama poderá montar uma loja no Setor Norte para vender seus produtos licenciados, personalizar o bar do local e usar uma das cabines do estádio para a “VascoTV”, canal oficial do clube no YouTube.
Nos bastidores, o Fluminense considera as decisões como técnicas por reciprocidade, mas enxerga no futuro uma relação cordial com o rival e minimiza a polêmica de extra-campo.
A carga inicial de 50 mil ingressos, que desagradou o Gigante da Colina, segundo o Tricolor das Laranjeiras, foi feita com base na expectativa de público (a carga para o clássico contra o Botafogo, por exemplo, foi de 30 mil).
O Flu evita abrir o estádio inteiro se não houver necessidade para reduzir custos, mas deixa sempre em aberto a possibilidade de aumentar a capacidade de acordo com a demanda.
Vasco tem uma opinião diferente
O Vasco, por sua vez, acredita que o aumento da carga se deu por pressão da Ferj e do Governo e ainda enxerga uma relação tensa nos bastidores, não tanto em cima do clássico, mas sim envolvendo a disputa dos clubes que há no plano de fundo pela licitação do Maracanã.
A diretoria vascaína ficou parcialmente satisfeita com a nova carga, que subiu para 60 mil, mas não totalmente porque queria a liberação de mais quatro mil ingressos na Norte (para aumentar o setor, precisaria aumentar também na Sul, que ainda não está esgotada, para manter as condições iguais).

