Na tarde do domingo (26), o Santos recebeu o rival Corinthians no estádio da Vila Belmiro, em clássico da 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, que terminou empatado pelo placar de 2 x 2.
Os gols corintianos foram marcados por Yuri Alberto e Roger Guedes, enquanto Lucas Barbosa e Marcos Leonardo (em cobrança de pênalti) balançaram as redes a favor dos donos da casa.
Repleto de reclamações dos dois lados, o duelo teve um lance bastante polêmico. Aos 23 minutos do primeiro tempo, Yuri Alberto fez o gol ao receber a bola dentro da área após cruzamento de Du Queiroz, porém o tento foi invalidado pela árbitra Edina Alves Batista depois de intervenção do sistema de arbitragem de vídeo.
Sob o comando de Adriano de Assis Miranda, o VAR detectou impedimento do centroavante do Corinthians no início da jogada, por participar do lance supostamente obstruindo a passagem de um defensor santista.
Durante o programa “Posse de Bola”, do portal “UOL Esporte”, o comentarista e colunista Juca Kfouri questionou a necessidade de interferência do árbitro de vídeo, que causou a anulação do gol.
“O que me irrita é a intervenção desnecessária do VAR, exagerada. E eu discordo da ideia da obstrução porque o Maicon jamais chegaria no Du Queiroz, nem que fosse de patinete”, apontou Kfouri.
Porém, para Mauro Cezar Pereira, comentarista que também participou do debate no “UOL Esporte”, a marcação do VAR foi acertada e corrigiu um erro na partida.
“Esse é um detalhezinho da regra que os caras não conhecem. Se você está impedido, bonitão, faz que nem o Romário na Copa de 94. O Branco chutou, ele até se afasta para a bola não bater nele. O Yuri Alberto participa do lance. O Lucas Pires vai correr na direção do Du Queiroz e é bloqueado pelo Yuri Alberto”, rebateu Mauro Cezar.
Oito minutos depois do polêmico lance, o mesmo Yuri Alberto voltou a marcar de cabeça, escorando a bola para dentro da meta do goleiro João Paulo após cabeceio de Gil, mas o assistente Miguel Cataneo assinalou impedimento.
Dessa vez, o VAR mais uma vez entrou em cena, mas acabou validando o gol do atacante do Timão.
Para Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem do Grupo Globo, que estava participando da transmissão do clássico no canal Premiere, o primeiro gol de Yuri Alberto também foi mal anulado pela árbitra Edina Alves.
“Esse gol foi anulado por interferência do Yuri Alberto no Lucas Pires, que para mim não aconteceu. A regra diz que a interferência do jogador que está adiantado tem que impossibilitar o adversário de jogar e não simplesmente se posicionar no campo”, explicou Sandro. E acrescentou:
“Quando a bola foi, quando teve o contato, a bola já havia praticamente chegado no jogador do Corinthians. O jogador do Santos não chegaria nessa bola. Para mim o gol foi mal anulado”.
“A regra é: quando o atacante está adiantado e impede a ação do adversário de jogar, aí sim você marca impedimento. Nesse caso, a bola já estava mais próxima do jogador do Corinthians e o impedimento foi mal marcado”, completou o ex-árbitro.
Polêmicas a parte, o resultado complicou a situação do Santos no Paulistão, já que, restando apenas uma rodada para o encerramento da primeira fase, o Peixe não depende mais somente de suas próprias forças para se classificar às quartas de final.
A equipe treinada por Odair Hellmann ocupa o terceiro lugar no Grupo A somando os mesmos 14 pontos do Botafogo-SP, porém o time de Ribeirão Preto possui uma vitória a mais e aparece na segunda posição.
Para avançar de fase na competição, o Santos terá de vencer o último jogo fora de casa contra o Ituano e torcer por um tropeço do Pantera, que jogará em seu estádio diante do São Paulo.
O Corinthians lidera o Grupo C com 19 pontos, nove a mais que o vice-líder São Bento, e já está classificado.
Apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam às quartas de final do Campeonato Paulista, que será disputada em formato de mata-mata, com jogo único eliminatório.
Corinthians tem alta média de gols contra times da Série A https://t.co/67MnAY3FuC pic.twitter.com/O5GGaWOU2S
— Torcedores.com (@Torcedorescom) February 27, 2023

