Nessa semana, a polícia da Espanha identificou um dos torcedores que se manifestou de forma racista contra o atacante Vinícius Júnior na partida entre Mallorca e Real Madrid, ocorrido há algumas semanas. O homem, de 20 anos, pode ter que pagar uma multa de 3000 euros e ser proibido de entrar em eventos esportivos por pelo menos seis meses.
Já hoje, o mesmo homem foi acusado de ter insultado de forma racista Samu Chukwueze, jogador do Villarreal, na última rodada da LaLiga. Ambas as denúncias foram levadas até o Tribunal de Mallorca, segundo esclareceu oficialmente a LaLiga.
Além disso, outro sujeito também foi acusado pela LaLiga nessa quarta-feira. O torcedor proferiu cânticos racistas contra o atacante Vinícius Júnior na partida do último sábado, quando o Real Madrid enfrentou o Osasuna.
Com esses, chegam a oito o número de denúncias feitas pela LaLiga contra torcedores que proferiram insultos contra o brasileiro Vinícius Júnior nessa temporada.
Temporada da LaLiga tem sido marcada por episódios de racismo contra Vinícius Júnior
Essa edição do Campeonato Espanhol tem sido um tanto peculiar. Em muitos momentos, o futebol disputado tem ficando em segundo plano, com os episódios racistas chamando mais atenção do que o desempenho das equipes.
O brasileiro Vinícius Júnior tem sido o principal alvos dos ataques, que envolvem, além de racismo, também violência e xenofobia. Entre os vários os episódios em que ele foi atacado, os principal foram realizados pela torcida do Atlético de Madrid.
Na véspera do enfrentamento entre Real Madrid e Atlético de Madrid, membros da torcida organizada do clube penduraram um boneco inflável representando Vinícius Júnior pela cabeça, em um ato simbolizando um enforcamento.
No confronto anterior entre as equipes, pela LaLiga, torcedores do Atlético de Madrid haviam proferido cânticos racistas contra o brasileiro no lado de fora do estádio, quando o ônibus com os jogadores Merengues estava chegando ao local.

