Home Futebol Mancha Verde, Gaviões da Fiel e mais: veja como foram as escolas organizadas dos times no Carnaval em 2023

Mancha Verde, Gaviões da Fiel e mais: veja como foram as escolas organizadas dos times no Carnaval em 2023

Carnaval de São Paulo conheceu as suas campeãs nesta terça-feira (21). Confira as colocações das agremiações ligadas aos clubes

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Ontem (21) ocorreu a apuração do desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Assim, a Mocidade Alegre voltou a ser a campeã do Carnaval Paulistano depois de nove anos. Aliás, a Mancha Verde, agremiação ligada ao Palmeiras, por muito pouco não conquistou o título pelo segundo ano seguido. Afinal, a escola defendia o campeonato que venceu em 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A disputa entre Mancha Verde e Mocidade Alegre foi nota a nota. Assim, nos dois últimos quesitos, as agremiações alternaram a liderança. Mas a escola palmeirense foi despontuada no penúltimo: Mestre-Sala & Porta-Bandeira. Dessa forma, a Mancha foi para o último quesito com desvantagem de um décimo diante da Morada do Samba. Mas na leitura das notas de Fantasia, que serviam para desempate, os alviverdes chegaram a ter esperança pelo bicampeonato.

Então, a Mocidade Alegre levou uma nota 9,9 do segundo jurado. Portanto, precisaria tirar 10 dos dois últimos julgadores para descartar a nota e confirmar o campeonato. Já a Mancha Verde gabaritou o quesito, com quatro notas máximas. Contudo, a escola do bairro do Limão sacramentaria o título com a vantagem mínima de 0,1 ponto para a vice-campeã Mancha Verde, que trouxe o enredo “Oxente! Sou Xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Duas escolas do SPFC se colocaram melhor do que a Gaviões da Fiel, no Carnaval

Além da Mancha Verde, a Dragões da Real também estará no desfile das campeãs do próximo sábado (25) no Anhembi. A agremiação ligada ao São Paulo finalizou a apuração na quinta colocação, trazendo o enredo “Paraíso Paraibano – João Pessoa, a Porta do Sol das Américas”.

Uma surpresa no resultado final do Carnaval de São Paulo foi a sétima colocação da Independente Tricolor. Outra escola ligada ao São Paulo, pela primeira vez conseguiu se manter no Grupo Especial. A agremiação desfilou com o enredo “Samba no Pé, Lança na Mão, Isso é uma Invasão”. Portanto, ficou na frente da Gaviões da Fiel, que se classificou em nono lugar ao apresentar o tema “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”.

Agremiação do Santos campeã do terceiro grupo

Outra escola ligada a clube de futebol se destacou no Grupo de Acesso II, a terceira divisão do Carnaval de São Paulo. Assim, a Torcida Jovem do Santos, pertencente à organizada do Peixe, foi a campeã. Desse modo, desfilará no Acesso I no ano que vem. A escola ganhou o Carnaval com o enredo “Torcida Jovem está Presente e Canta nas Águas da Mãe Iemanjá” e se apresentará pela primeira vez no segundo grupo da folia paulistana.

PUBLICIDADE
Better Collective