Em clássico valendo pela oitava rodada do Paulistão 2023, o Santos acabou caindo para o São Paulo pelo placar de 3 a 1, no Morumbi, e se complicou ainda mais no certame em termos de busca por classificação. Em sua coluna no UOL Esporte, o jornalista Milton Neves fez um alerta para o Peixe, destacando que, pelo futebol apresentado, pode amargar descenso seja na estadual ou no Brasileirão.
“Você é santista e, no momento, não está desesperado? Ah, meu amigo, então eu te digo que você está bem desligado da realidade! Gente, se a situação do Peixe no Paulistão já era constrangedora, hoje ela evoluiu para o status de DESESPERADORA!”, iniciou Milton Neves, falando sobre os riscos de queda na Série A ou Paulistão.
“Mas, francamente, é muito difícil ver o clube que já foi o maior do mundo virando saco de pancadas nas mãos dos rivais. E, pelo andar da carruagem, o pior ainda está por vir. Sinto que, se escapar da queda no Paulista, no Brasileirão só se salvará na base do milagre”, complementou o comentarista.
CAMPANHA NO BRASILEIRÃO 2022
Um dos poucos gigantes a ostentar o posto de nunca ter caído para a segunda divisão do futebol brasileiro, o Peixe fechou a Série A com 47 pontos somados (12 vitórias, 11 empates e 15 derrotas). O desempenho deixou o time paulista na 12ª posição, dez tentos a mais em relação ao primeiro time abrir a zona de rebaixamento.
Em termos de Paulistão, o ano de 2022 quase foi catastrófico pelo Santos na disputa da competição. Entre os 16 times, o alvinegro só teve campanha superior a Novorizontino e Ponte Preta, duas equipes que foram despromovidas para a Série A2.

