O Palmeiras está muito próximo de definir mais uma saída na temporada 2023. Fora dos planos do técnico Abel Ferreira devido a quantidade de estrangeiros no alviverde, o atacante uruguaio Merentiel está de saída do clube. O jogador está acertando a sua transferência ao Boca Juniors, da Argentina.
A negociação envolvendo o uruguaio e a equipe xeneize será válido por empréstimo de uma temporada com opção de compra fixada no passe de 3 milhões de dólares. O atacante Merentiel já desembarcou em Buenos Aires para realizar exames médicos na nova equipe e assinar contrato.
Antes de acertar com o Boca Juniors, Merentiel teve sondagens de clubes do futebol brasileiro, como Bahia e Cruzeiro, e da América do Sul, como o Colo-Colo, do Chile. O time chileno, inclusive, havia feito uma proposta nos mesmos moldes do Boca para o Palmeiras, porém o alviverde acabou não aceitando e encerrou as negociações.
Merentiel chegou ao Palmeiras em 2022, e não conseguiu se firmar na equipe do técnico Abel Ferreira. Ele atraiu as atenções do Verdão após boas atuações no Defensa y Justicia, da Argentina, e foi contratado por 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7,4 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos.
No entanto, o atacante uruguaio não conseguiu se adaptar e realizou apenas dez partidas com a camisa do Palmeiras, anotando dois gols.
De acordo com o regulamento da CBF, apenas cinco jogadores estrangeiros podem ser relacionados por partida. Recentemente em entrevista coletiva, o técnico Abel Ferreira explicou por que não vinha utilizando o jogador.
“Tenho limite de estrangeiros por jogo (cinco podem ser relacionados). Com a subida do Endrick, ele ou Kuscevic ficariam de fora da relação. A decisão é essa. Entre um brasileiro (Rafael Navarro) e um estrangeiro, optamos pelo brasileiro”, explicou Abel Ferreira.

