Os clubes de futebol procuram novas alternativas que permitam garantir renda para enfrentarem novos desafios e manter saúde fiscal. Entretanto, um novo movimento dos times chamou à atenção durante os últimos anos. Desde 2019, quando o banco Caixa Econômica Federal deixou de patrocinar equipes, parcerias com bancos digitais se tornaram comuns, e agora Palmeiras e Flamengo buscam nova visão, confira detalhes.
Palmeiras e Flamengo buscam oferecer banco digital
Dos 20 times que fazem parte da Série A do Brasileirão em 2023, 11 já contam com algum vínculo com alguma instituição financeira como parte do patrocínio da camiseta. Porém, no começo do ano, Palmeiras anunciou a novidade através do PalmeirasPay, e em 2023 o Flamengo recebeu sua autorização do Banco Central para gerir o seu próprio banco digital.
Desta forma, um acontecimento inédito na América Latina surgiu, duas equipes do futebol brasileiro procuram contar com sua própria instituição financeira. No caso do Palmeiras, o PalmeirasPay já foi anunciado com grande sucesso, já que contou com a adesão de mais sócios-torcedores, pois há parceria com o sistema Avanti.
Em contrapartida, o Flamengo conta com um sistema BRB do banco estatal do Distrito Federal. Em acordo, o time carioca ficará com 50% do lucro ou do prejuízo com associação da instituição desde 2020, o patrocínio já é de longa data, mas agora alcançou um novo nível.
Assim como no caso do Palmeiras Pay, os torcedores recebem cartões personalizados com o time do seu coração, a possibilidade de indicar amigos e receberem bônus, participação nos sorteios de camisas oficiais e até descontos nos programas de fidelidade dos clubes.
Futuro das parcerias
Com o Banco BMG como principal aliado de relações comerciais de outros times como Atlético-MG, Ceará, Corinthians e Vasco, é apenas uma questão de tempo até que outros clubes comecem as empreitadas no mundo digital.

