Home Futebol Presidente do Barcelona afirma que “salvou” clube da falência

Presidente do Barcelona afirma que “salvou” clube da falência

Joan Laporta fala sobre situação financeira do Barça, que viveu crise financeira recente e quase impedido de contratar

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Barcelona viveu recentemente momentos complicados quanto a sua saúde financeira, com dívidas que quase comprometeram o clube. E que poderiam ter levado à falência de um dos maiores do futebol europeu, segundo as afirmações de seu principal dirigente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na apresentação do balanço anual do clube, o presidente Joan Laporta declarou ter ‘salvo’ o clube da falência. O dirigente falou de ações que tomou durante seu mandato para evitar a chamada ‘ruína econômica’ do Barça e manter o time funcionando, revelando que as dívidas agora estão ‘sob controle’.

“Pode-se dizer que salvamos o Barcelona da ruína financeira? Sim. Mais do que isso, tivemos que ter coragem de tomar decisões financeiras que nos levaram a reestruturar o nosso débito, que está agora sob controle”, disse Laporta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Estamos trabalhando para reduzir os custos deste débito. Também tomamos decisões que nos ajudam a estabilizar nosso tesouro, o que é importante. Obtivemos receitas, tivemos nosso primeiro superávit em quatro anos, e também trabalhamos para melhorar nosso patrimônio líquido deficitário”, completou o dirigente.

PUBLICIDADE

As dívidas quase fizeram que os blaugranas fossem impedidos de contratar, já que as contas do clube não se adequavam às regras financeiras impostas por LaLiga. Para isso, tiveram que rescindir contratos, negociar jogadores e também outras negociações para poder ter dinheiro suficiente para estar dentro de tais regulamentos e poder inscrever jogadores.

Se fora de campo, Laporta já vê a situação menos complicada, dentro dele a má fase também foi espantada, com o time liderando o Espanhol com boa vantagem sobre o Real Madrid. E desejando usar recursos para poder contratar no futuro e retomar o protagonismo no futebol da Europa.

Better Collective