O Palmeiras chegou a ser duramente cobrado pelos torcedores pela falta de reposição de jogadores que saíram. Entretanto, Abel Ferreira e Leila Pereira mantiveram uma postura de utilizar o seu talento interno. Agora após uma vitória na Supercopa do Brasil e líder no Paulistão, o Verdão encontrou em é Rafael o melhor substituto de Danilo, confira atuação do meio-campista.
Zé Rafael vive temporada em posição diferente
O Palmeiras hoje ainda não trouxe nenhum reforço externo para cobrir a saída de Danilo. Com isso, Gabriel Menino ganhou a titularidade na vaga, mas o escolhido para cobrir a movimentação de entrar na área e defender simultaneamente, foi Zé Rafael.
Vale a pena lembrar que, no início da carreira, Zé Rafael já realizava uma função de meio-campista armador, próximo ao setor ofensivo. Porém, com o passar das temporadas foi utilizado como volante e agora voltou a alternar funções ofensivas com defensivas, e vive um dos seus melhores momentos. Segundo informações do site Sofascore, a sua porcentagem de precisão em recuperação de bolas é superior a 80%, tanto no próprio campo como no inimigo.
Em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 contra i Inter de Limeira, Abel Ferreira elogiou a participação do meio-campista Alviverde e disse: “quando os jogadores têm coração e mente aberta, é muito mais fácil de eles entenderem o que a equipe precisa. Quando fazia parceria com o Danilo, ele roubava mais bolas do que o Danilo que era mais um armador, não um recuperador. Se com bola, o é tinha mais chegada e o Danilo era mais armador, sem bola o Zé era o nosso cinco, porque recuperava muito mais bolas”.
Posteriormente, elogiou a escolha de “reforço interno” quando afirmou: “em função dos jogadores que vimos ao longo da preparação, achamos que o Zé cumpria, é um jogador inteligente, que percebe o jogo. O Zé, nos últimos anos, começou a entender, ler muito bem o jogo, fazer as coberturas de espaço. Nós decidimos recuá-lo mais um pouco”.
Moral com Abel Ferreira
Ciente sobre os elogios do técnico do Palmeiras, Zé Rafael afirmou em entrevista: “fico feliz que o Abel está reconhecendo este meu esforço. É mais um ano de adaptação para mim com a saída do Danilo. A gente fez alguns testes e está tentando encontrar a melhor solução para o nosso meio de campo. Acho que tenho feito esta função de uma maneira eficiente, me adaptando a esse novo estilo de jogo”.

