Home Futebol Santos ainda tem chance de não conseguir vaga para a Copa do Brasil ano que vem?

Santos ainda tem chance de não conseguir vaga para a Copa do Brasil ano que vem?

Peixe corre risco de não se classificar para a competição de 2024 pelas vagas a serem dadas através do Paulistão

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Santos goleou a Portuguesa por 4 a 0 no último domingo (19) pelo Paulistão e melhorou sua situação no estadual, ainda sonhando com a classificação para a fase de quartas de final. E também manteve o sonho de conseguir a vaga na disputa da Copa do Brasil em 2024.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a mudança de critérios de classificação para a competição na próxima temporada, na qual não haverá mais vagas pelo ranking da CBF e sim pelos estaduais, o Peixe poderá ter que, segundo o Uol Esporte, fazer um grande esforço nas duas últimas partidas do time na primeira fase do Paulista para poder assegurar a vaga para a sequência da competição.

São cinco as vagas que o Paulistão dará para a próxima Copa do Brasil, o que faz com que os quatro semifinalistas mais a equipe de melhor campanha dos eliminados nas quartas sejam os classificados para o mata-mata nacional de 2024. O que torna a missão do time de Odair Hellmann um pouco complicada para se garantir na disputa do torneio via estadual, já que precisaria vencer Corinthians e Ituano nas duas últimas rodadas e torcer contra Botafogo-SP e Red Bull Bragantino em suas partidas restantes na primeira fase.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Terceiro colocado do Grupo A, com 13 pontos, o Santos está um ponto atrás da Pantera e do Massa Bruta, ambos lideres da chave. Se conseguir se classificar, ainda teria que vencer seu confronto nas quartas para garantir de vez a classificação para a Copa do Brasil sem ter que depender das campanhas das equipes das outras chaves do certame estadual.

Por conta disso, o temor de que o Peixe fique de fora de uma competição que pode render grandes ganhos financeiros a um time que necessita disto ainda existe e depende de como o time fará sua campanha nesta reta final do Paulistão. Caso não consiga a vaga, teria que depender do Brasileirão, já que os times que se classificarem par a Libertadores pela competição nacional se garantem também na Copa do Brasil de 2024.

Nisto, seriam duas opções. A primeira seria estar dentro do G-6 (ou de qualquer expansão em virtude de times ocupantes desta zona da tabela terem conquistado vaga em outros torneios). A segunda é de times que se classificarem via Paulistão também fiquem nas posições que dão vaga na Libertadores, o que poderia abrir vagas dentro do estadual, e isto poderia ajudar o Santos, dependendo da campanha no estadual.

PUBLICIDADE

Ainda há mais duas opções para o time da Vila Belmiro ter a tão desejada vaga. A primeira é vencer a própria Copa do Brasil de 2023 e obter a vaga automática por esta. A outra é colocar-se para jogar a Copa Paulista, competição de segundo semestre do calendário do estado, e que dará ao campeão tal classificação.

PUBLICIDADE

Better Collective