Home Futebol Santos goleia a Portuguesa e entra na briga por vaga no mata-mata do Paulistão

Santos goleia a Portuguesa e entra na briga por vaga no mata-mata do Paulistão

Peixe não teve problemas para vencer e afundar a Lusa cada vez mais perto da queda à série A-2 do Estadual

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Em sua melhor atuação na temporada, o Santos goleou a Portuguesa (4 a 0) na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, em jogo válido pela nona rodada do Paulistão. O Peixe praticamente se livrou das chances de rebaixamento e entrou firme na briga por vaga às quartas de final do Estadual. Com dois gols cada, Marcos Leonardo e Mendoza foram os artilheiros da partida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o resultado, o Santos chegou aos 13 pontos e permaneceu na terceira colocação do Grupo A. O Red Bull Bragantino é o vice-líder, com um ponto a mais, mas ainda joga na próxima quarta-feira, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Já a Lusa voltou a ficar com a pior campanha geral do Paulistão, com apenas seis pontos.

Santos constrói grande vantagem já no primeiro tempo

Pressionado pelos maus resultados e tendo somando apenas duas vitórias em oito jogos, o Santos iniciou o jogo pressionando a Lusa e conseguiu abrir o placar logo no primeiro minuto. Marcos Leonardo tabelou com Lucas Lima e tocou na saída do goleiro Thomazella. O camisa 9 quebrou o jejum de nove rodadas sem balançar as redes, o maior em sua curta carreira profissional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O gol logo no início deu mais tranquilidade ao Peixe, que ampliou aos 17. Ângelo desarmou o adversário no meio-campo e logo acionou Lucas Lima. O meia avançou pelo ataque e cruzou na medida para Marcos Leonardo completar para o gol.

A Portuguesa tentou reagir aos 28 em chute de João Victor, mas João Paulo fez grande defesa.

O Santos deixou a vitória muito bem encaminhada aos 31. Dodi puxou contra-ataque e passou para Ângelo, que deixou para Marcos Leonardo. O artilheiro cruzou rasteiro para Mendoza mandar para o gol.

PUBLICIDADE

A situação da Portuguesa ficou ainda pior aos 36 quando Marzagão acertou o cotovelo no rosto de Sandry e recebeu o cartão vermelho direto do árbitro Raphael Claus. Com suspeita de fratura no nariz, o volante santista foi substituído e deu lugar a Rodrigo Fernández.

PUBLICIDADE

A vitória se transformou em goleada aos cinco minutos do segundo tempo. Lucas Lima bateu escanteio, Bauermann desviou e Mendoza, livre de marcação, escorou para o gol.

O placar não ficou ainda mais elástico porque o Peixe acabou desperdiçando chances com Mendoza e Ângelo.

Próximos jogos das equipes

O Santos volta a campo na próxima quinta-feira (23), às 20h, contra o Ceilândia-DF, no Serejão, em jogo único da primeira fase da Copa do Brasil. Já a Portuguesa enfrenta o São Bento no próximo domingo (26), às 20h40, no Canindé, pela 10ª rodada do Paulistão.

FICHA TÉCNICA: Santos x Portuguesa

Data: 19 de fevereiro de 2023

PUBLICIDADE

Horário: 16 horas (de Brasília)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Raphael Claus

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Ítalo Magno de Paula Andrade

PUBLICIDADE

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Cartões amarelos: SAN: Joaquim. POR: Fabiano e Tauã

Cartão vermelho: Marzagão (POR)

Gols: SAN: Marcos Leonardo (2) e Mendoza (2)

PUBLICIDADE

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim (Eduardo Bauermann) e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Dodi, Sandry (Rodrigo Fernández) e Lucas Lima (Daniel Ruiz); Mendoza, Ângelo e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann

PORTUGUESA: Thomazella, Pará, Robson, Bruno Leonardo e Fabiano (Misael); Marzagão, Tauã (Hudson) e Madison; Gustavo Ramos (Daniel Costa), Paraízo (Richard) e João Victor. Técnico: Gilson Kleina

Better Collective