Home Mercado da Bola Técnico que “descobriu” Carlos Vinícius, do Fulham, relembra início de carreira do atacante: “Ia ser dispensado do Palmeiras”

Técnico que “descobriu” Carlos Vinícius, do Fulham, relembra início de carreira do atacante: “Ia ser dispensado do Palmeiras”

Marcos Valadares comandou Carlos Vinícius nas divisões de base do Palmeiras. Atualmente, ele é auxiliar técnico de Gustavo Morinigo no Ceará

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

De jogador desconhecido no futebol brasileiro até a chegada no Fulham, da Inglaterra: a trajetória de Carlos Vinícius não seria a mesma sem uma breve passagem pelas divisões de base do Palmeiras em 2015.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Foi no Palestra Itália que o então zagueiro recebeu o conselho que mudaria definitivamente sua vida profissional: passar a atuar como centroavante. A dica foi de Marcos Valadares, que, antes de ser auxiliar técnico de Gustavo Morinigo no Ceará, trabalhou na base do Palmeiras.

“Percebi que ele tinha facilidade para fazer gols com a perna esquerda. Tinha boa batida na bola e qualidade técnica para um zagueiro. Ele tem um perfil físico interessante e muito similar ao Pedro, do Flamengo, que não é um atacante de velocidade. Mas, tinha boa finalização. Foi aí que propus a ele para fazer uma experiência jogando como centroavante”, disse Marcos Valadares em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A temporada de Carlos Vinícius

Jogos: 18

Titular: 7

Reserva utilizado: 11

PUBLICIDADE

Gols marcados: 1

PUBLICIDADE

Assistências: 1

Minutos em campo: 629

Carlos Vinícius, que até aquele momento atuava como zagueiro, viu sua carreira mudar de rota através do olhar de Marcos Valadares, que buscava na base um novo camisa 9 após Gabriel Jesus ser promovido ao elenco principal do Palmeiras.

“O Gabriel Jesus tinha subido para o profissional. Eu tinha alguns atacantes que não estavam me agradando. O Carlos Vinícius mostrou qualidade atuando como pivô nos treinos. A mudança de posição foi fundamental para que permanecesse no clube, isso porque ele ia ser dispensado do Palmeiras. Ele começou a se dedicar nos treinos, desandou a fazer gols e, hoje, é destaque na Inglaterra”, finalizou.

PUBLICIDADE

A carreira de Marcos Valadares

2012 – 2014: Fluminense

2015 – 2017: Cruzeiro

2018 – 2019: Vasco

2020 – 2021: Atlético-MG

PUBLICIDADE

2022 – 2023: Ceará

Revelado pelo Santos, Carlos Vinícius foi comprado pelo Palmeiras, depois vendido para a Caldense, até se transferir para o Grêmio Anápolis. Depois disso, ele começou a pavimentar sua carreira no exterior e se transferiu para o Real Sport, de Portugal.

Posteriormente, o centroavante vestiu as camisas do Rio Ave, Monaco, Benfica, Tottenham e, PSV Eindhoven. Desde junho de 2022, o centroavante veste as cores do Fulham que disputa a Premier League.

Assista a um trecho da entrevista de Marcos Valadares ao canal OurSports!

Better Collective