Com gol de Harry Kane no primeiro tempo, o Tottenham derrotou o Manchester City por 1 a 0 neste domingo, dentro da sua casa e aqueceu a disputa por uma das vagas para a próxima edição da Champions League. O duelo foi válido pela 22ª rodada da Premier League.
Com o resultado, o Tottenham permaneceu na quinta colocação, com 39 pontos ganhos, apenas um atrás do Newcastle, último clube da zona de classificação à próxima edição da Champions League. Já o City permaneceu na vice-liderança, com 45 pontos, cinco atrás do líder Arsenal, que no sábado perdeu para o Everton, e seguiu sem pontuar na moderna casa do rival em cinco jogos disputados.
Tottenham faz partida taticamente quase perfeita
O Tottenham foi melhor no primeiro tempo e encurtou bastante os espaços, não permitindo que o City mais gosta de fazer: trocas de passes até chegar ao gol. O Spurs adiantaram a marcação e num erro da saída de bola do rival conseguiu abrir o placar. Aos 14, Höjbjerg acionou Harry Kane, que mostrou eficiência e sua primeira finalização na partida e tocou para o gol. O centroavante se isolou como o maior artilheiro da história dos Spurts, com 267. Foi o 200º gol dele na história da Premier League.
Nos minutos finais, o Manchester City ensaiou pressão em busca do empate. A melhor chance saiu dos pés de Mahrez, que finalizou no travessão.
Haaland, artilheiro da Premier League, esteve bastante apagado nos 45 minutos iniciais.
O Tottenham não teve tanto ímpeto ofensivo no segundo tempo, porém, seguiu muito bem organizado defensivamente.
Guardiola mexeu no City pela primeira vez aos 12, sacando Mahrez para a entrada de De Bruyne. O jogo passou a ter maiores emoções. Os visitantes cresceram e tiveram boas chances em sequência para empatar com Julián Álvarez e De Bruyne. O Tottenham respondeu em contragolpes. Aos 24, Son fez linda jogada individual, deixou vários defensores para trás e rolou para Kane. O atacante finalizou em cima de Éderson.
Aos 41, o Tottenham ficou com um jogador a menos. Romero parou Grealish com falta e como já tinha recebido cartão amarelo anteriormente, levou nova advertência e foi expulso.
Com superioridade numérica, o City avançou ao ataque em busca do empate, porém, parou no sólido sistema defensivo dos Spurs que seguraram o importante resultado até o apito final.
Próximos jogos das equipes
O Tottenham volta a campo no próximo sábado (11), às 12h (horário de Brasília), contra o Leicester, fora de casa. No domingo (12), às 13h30, o City recebe o Aston Villa, no Etihad Stadium. Ambos os jogos são válidos pela 23ª rodada da Premier League.

