Dentro de campo, Cruzeiro e Atlético protagonizaram um duelo bastante quente, típico da histórica rivalidade entre as equipes. Movimentado do início ao fim, o jogo terminou empatado em 1 a 1. A parte triste foi o péssimo comportamento de parte de ambas as torcidas.
Por diversas vezes, a partida precisou ser paralisada por conta de objetos atirados no gramado e até mesmo bombas. O goleiro Rafael Cabral e o técnico Paulo Pezzolano por pouco não foram atingidos. Em razão dos incidentes, tanto Cruzeiro como o Atlético podem ser denunciados pela Justiça Desportiva.
Mandante, o Cruzeiro pode ser o maior prejudicado. Contudo, será preciso uma análise bem profunda das imagens para definir todos os responsáveis.
“Será preciso uma análise mais detalhada para definir de onde partiram os objetos e as bombas. Mas na qualidade de mandante da partida, o Cruzeiro, a princípio, poderia ser denunciado com base no art. 213, III do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por deixar de tomar providências capazes de evitar o lançamento de objetos no campo, com previsão de multa de cem reais a cem mil reais. Ainda, nos termos do §1º do mesmo artigo, como o lançamento dos objetos causou prejuízo ao andamento da partida, a denúncia pode eventualmente incluir a punição de perda de mando de campo de uma a dez partidas”, avalia o advogado Carlos Henrique Ramos, especialista em direito desportivo, ao UOL.
Caso os autores sejam identificados, os clubes poderão ser eximidos da responsabilidade. “Sob o ponto de vista da defesa, o clube, caso consiga identificar os autores, pode eximir-se de responsabilidade detendo e apresentando os responsáveis à autoridade policial e registrando boletim de ocorrência (§3º)”, afirma Carlos.
Na súmula, o árbitro Paulo César Zanovelli detalhou tudo o que aconteceu na noite de ontem, no Independência. Baseado nela, o Cruzeiro poderá ser punido com a perda de mandos de campo.
“A súmula indicou lançamento de objetos no campo por parte da torcida do Cruzeiro. Pelas imagens é possível identificar, ainda, sinalizadores azuis no gramado. Tais fatos podem levar à perda do mando de campo por parte do Cruzeiro”, afirma Gustavo Lopes, advogado especializado em direito desportivo.
Cruzeiro sai na frente, mas Hulk “salva” o Atlético
Com gol de Bruno Rodrigues, o Cruzeiro esteve perto de vencer o rival no primeiro encontro entre as equipes em 2023. No entanto, Hulk em uma linda cobrança de falta evitou o revés alvinegro. Na comemoração, o camisa 7 do Galo provocou a torcida celeste.
– Fico feliz. Como falei, gol de falta não é fácil, tem que treinar bastante, aproveitar o máximo no jogo. Se tiver duas faltas no jogo, é muito. Fui feliz novamente, queríamos a vitória, mas clássico é assim, se decide em detalhe. È continuar trabalhando para os próximos jogos – afirmou.

