Vasco terá adversário inédito na Copa do Brasil
Gigante da Colina pode faturar altas cifras em caso de avanço para a fase seguinte do torneio copeiro, o que ajudará na folha
Daniel Ramalho - Divulgação - Vasco
Abrindo sua participação na Copa do Brasil 2023, o Vasco entra em campo nesta quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), quando encara a equipe do Trem, do Amapá. Em função de ter um melhor ranqueamento na CBF, o time carioca jogará por um simples empate. O encontro entre os dois times será inédito quando se trata de jogos oficiais.
Vasco e Trem-AP já mediram forças duas vezes na história, mas ambas ocorreram em caráter amistoso. A primeira oportunidade se deu em 1953, quando o ídolo do Gigante da Colina, Friaça, anotou três tentos, na goleada de 5 a 0. Maneca e Vavá completaram a goleada.
Anos mais tarde, em 1987, o Vasco voltou a vencer o adversário amapaense, triunfando pelo placar de 2 a 0. Roberto Dinamite e Romário marcaram os dois tentos.
Diferentemente do Vasco, que já realizou oito jogos na temporada 2023, o Trem só esteve em campo por uma partida no ano, tendo sido derrotado pelo Humaitá, em confronto eliminatório da Copa Verde. O jogo ocorreu no último sábado (18). Atual campeão amapaense, o time havia jogado pela última vez em julho do ano passado, justamente na finalíssima do estadual.
VASCO EM COPAS DO BRASIL
Campeão do torneio uma única vez (2011), o Vasco tentará findará um jejum de 12 anos sem conquistas do torneio copeiro. Além do título conquista frente ao Coritiba, o Gigante da Colina chegou em uma decisão da Copa do Brasil em 2006, quando perdeu para o arquirrival Flamengo.
Na última temporada, o Vasco acabou caindo precocemente na segunda fase do torneio, sendo eliminado nas penalidades pela Juazeirense. Após empate em 1 a 1 no tempo normal em solo baiano, o Cruz-maltino perdeu por 4 a 2.

