Home Futebol 14 times da Série A e B já foram eliminados da Copa do Brasil 2023; confira

14 times da Série A e B já foram eliminados da Copa do Brasil 2023; confira

Clubes das principais ligas do país vivem dificuldade na competição

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Nesta quinta-feira (16), a segunda fase da Copa do Brasil 2023 chega ao fim. Repleta de surpresas, 14 clubes entre os que disputam a Série A e B do futebol brasileiro já deixaram a competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além da eliminação do Red Bull Bragantino para o Ypiranga-RS, outros dois times do Brasileirão Série A caíram precocemente. O Cuiabá perdeu para o São Raimundo-RR, e o Goiás para o Águia Marabá.

Outros dois times da elite disputam uma vaga hoje. Primeiramente, o Vasco que enfrenta o ABC, da Série B, e o Grêmio duela contra o Brusque, da Série C.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Enquanto na segundona do futebol nacional, 11 times já foram eliminados da Copa do Brasil, Juventude, Chapecoense, Sampaio Correia, Avai, Vitória, Londrina, Ponte Preta, Ceará, Criciúma, Atlético-GO e Vila Nova.

Novos clubes da Série A e B ingressam a próxima fase

Ao todo, mais 11 times das primeiras divisões ingressam a próxima fase da Copa do Brasil. Entre eles, Fortaleza, Fluminense, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, Athletico-PR, Internacional e Sport.

Copa do Brasil da zebra?

No começo do século passado, Santo André e Paulista quebraram a hegemonia dos clubes da elite, conquistando a competição em 2004 e 2005, respectivamente. No entanto, desde a década passada diante da disparidade financeira entre as equipes, nenhum outro clube que disputava a Série B ou divisões inferiores venceu a competição.

PUBLICIDADE

O retorno das equipes que disputavam a Copa Libertadores para o torneio, bem como o aumento considerável nas premiações, também impactou para os considerados “grandes” priorizarem o torneio.

PUBLICIDADE

Ainda assim, ano a ano “novas zebras” surgem no torneio. Em 2021, por exemplo, Vitória, ABC, CRB, Criciúma e Juazeirense chegaram as oitavas de final do torneio, um recorde de equipes do Nordeste. Cruzeiro e Internacional acabaram eliminados na fase anterior daquela edição.

Better Collective