ABC elimina o Vasco nos pênaltis e avança na Copa do Brasil
O Mais Querido Alvinegro foi mais eficiente contra o Gigante da Colina na disputa por pênaltis e seguiu adiante
Após empate sem gols no tempo normal, o ABC-RN derrotou o Vasco por 6 a 5 na disputa por pênaltis na noite desta quinta-feira, em São Januário, e avançou à terceira fase da Copa do Brasil. O próximo rival será definido em sorteio na CBF.
Mesmo com a semifinal decisiva do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, no próximo domingo, o Vasco foi escalado praticamente com força máxima pelo técnico Mauricio Barbieri. A única mudança foi a entrada de Marlon Gomes na vaga de Matias Galarza.
Futebol pobre do Vasco e vaias na saída para o intervalo
No primeiro tempo, o Gigante da Colina não conseguiu imprimir o forte ritmo apresentado em jogos anteriores e não teve criatividade para superar a forte marcação do ABC.
Uma das raras chances vascaínas ocorreu aos 29. Após cobrança de falta de Alex Teixeira, Capasso cabeceou, a bola desviou na marcação e tirou tinta do travessão.
Irritada com o futebol da equipe, parte da torcida presente em São Januário vaiou os jogadores na saída para o intervalo.
Segundo tempo seguiu sem inspiração
O ABC iniciou o segundo tempo da mesma forma que o primeiro, marcando bem o time da casa e concedendo poucos espaços. Mais organizado em campo, o time potiguar marcou presença no ataque.
Para se ter uma ideia da dificuldade do Vasco, a primeira finalização certa ocorreu apenas aos 16. Pumita disparou de longe e Simão defendeu sem problemas.
Barbieri fez a primeira alteração aos 22 sacando Marlon Gomes para a entrada de Erick Marcus. Seis minutos depois, o treinador promoveu mais três mudanças de uma tacada só. Entraram Luca Orellano, Rodrigo Alves e Nenê, respectivamente, nas vagas de Gabriel Pec, Andrey Santos e Alex Teixeira.
A torcida passou a apoiar mais o Vasco em busca do gol da classificação no tempo normal. Aos 37, após rápida troca de passes, a equipe, enfim, conseguiu se desvencilhar da marcação. Pumita cruzou para Pedro Raul cabecear para defesa de Simão.
O Gigante da Colina ensaiu pressão nos minutos finais. Jair pegou sobra fora da área e mandou forte chute por cima do travessao.
Nos acréscimos, Orellano errou passe próximo ao meio-campo e viu o ABC puxar contragolpe. Raphael Luz acionou Rafael Silva, que de frente para o gol, mandou para fora, desperdiçando a maior chance dos 90 minutos. O empate sem gols no tempo normal persistiu até o apito final e o último classificado à terceira fase da Copa do Brasil foi definido nas penalidades.
Pênaltis
Dois dos reforços mais badalados do Vasco na temporada, Pedro Raul e Luca Orellano desperdiçaram cobranças. O ABC perdeu apenas uma com Walfrido e venceu por 6 a 5, com gols de Rafael Silva, Raphael Luz, Afonso, Alemão, Walber e Wellington Reis.
FICHA TÉCNICA: Vasco x ABC
Data: 16 de março de 2023 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG-Fifa)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG-Fifa) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
Cartões amarelos: Vasco: Lucas Piton e Maurício Barbieri. ABC: Simão, Jhonnathan. Richardson, Daniel e Márcio Azevedo
VASCO: Léo Jardim, Puma, Capasso (Miranda), Léo e Piton; Andrey Santos (Rodrigo), Marlon Gomes (Erick Marcus) e Jair: Alex Teixeira (Nenê), Gabriel Pec (Luca Orellano) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri
ABC: Simão, Alemão, Afonso, Richardson (Walber) e Márcio Azevedo (Jhonnathan); Wellignton Reis, Daniel (Jean Patrick), Raphael Luz e Wellington Reis; Felipe Garcia (Rafael Silva) e Paulinho Moccelin (Maycon Douglas) . Técnico: Fernando Marchiori

