Home Futebol Apenas um time no Brasileirão Série A ainda não conseguiu vencer atuando como mandante

Apenas um time no Brasileirão Série A ainda não conseguiu vencer atuando como mandante

Estaduais chegam à reta final e mostram campanhas variadas dos times que jogarão no Brasileirão desta temporada

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Os campeonatos estaduais estão perto de suas respectivas fases de definição e os times que jogarão a próxima temporada do Brasileirão Série A tem tido campanhas bastante divergentes até o momento. E um deles tem uma ‘divergência’ maior com todos os outros num quesito: a força de jogar em casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dos 20 times que estarão na Série A do futebol brasileiro em 2023, somente um ainda não venceu jogos em casa na temporada. O Cruzeiro até o momento está ‘zerado’ como mandante nos jogos do Campeonato Mineiro, ao qual conseguiu se classificar para às semifinais no último final de semana.

Nas quatro partidas que fez na temporada como mandante, foram três empates e uma derrota. Tal desempenho contrasta com o que o time apresentou durante a temporada 2022, quando a Raposa teve grande desempenho atuando em casa, principalmente durante a disputa do Brasileirão Série B.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Também em 2022, o aproveitamento cruzeirense como mandante no estadual foi bem melhor do que o apresentado até agora. Na primeira fase do Mineiro do último ano, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com aproveitamento estimado em 72,2% segundo o Superesportes. O aproveitamento estimado em 2023 foi de 33,3% nos primeiros jogos da competição.

O ‘peso’ do Mineirão

O fato do Cruzeiro será a única equipe do Brasileirão Série A 2023 a não ter vencido até agora em casa poderia ter várias explicações. O site, inclusive, aponta que um dos ‘motivos’ para tais problemas jogando como mandante seria a ausência do Mineirão.

PUBLICIDADE

Em 2002, a Raposa foi quase imbatível no estádio durante a campanha da Série B, mas uma série de divergências entre a cúpula do futebol, liderada por Ronaldo, e a Minas Arena (empresa administradora do Mineirão) fizeram com que os cruzeirenses não se acertassem e o gestor decidisse por mandar suas partidas no Independência durante a temporada, além de ter mandado o último jogo, contra o Democrata de Sete Lagoas, em Cariacica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective