O Grupo Globo perdeu outro profisisonal da editoria de Esportes. O jornalista Gustavo Pêna, apresentador da TV Liberal, afiliada da Globo em Belém (PA), anunciou que está deixando a empresa depois de 11 anos. Através de uma carta aberta divulgada na segunda-feira (27), Pêna comunicou sua decisão.
Na emissora, Gustavo Pêna atuou como editor, repórter e comentarista esportivo de telejornais locais, como Bom Dia Pará. Atualmente, o jornalista era apresentador fixo do Globo Esporte Pará.
“Fim de um ciclo. Por decisão minha, hoje encerro uma passagem de 11 anos na TV Liberal. Praticamente um terço da minha vida”, escreveu o jornalista em seu Instagram. Ademais, Gustavo Pêna ainda destacou sua passagem pelo Globo Esporte.
“Em 2017, a maior “responsa”: entrar ao vivo no Globo Esporte com as notícias destaques do site. Nunca esqueço desse dia, do nervosismo, da perna tremendo, da vontade de sair correndo da frente da câmera. Mas não fujo de desafios. (…) E veio a apresentação do GE… Sempre olhava o programa e dizia: um dia estarei ali. E consegui, com muito trabalho, esforço, convencendo os gestores de que podia, que merecia uma oportunidade”, disse.
(…) Nunca tive uma falta injustificada, advertência ou suspensão. Entreguei resultados. Cresci profissionalmente. Dei o meu melhor, então, o sentimento é de dever cumprido. Agora uma nova porta se abre, um novo desafio pela frente. E, claro, estou preparado para o que está por vir!”, acrescentou Pêna.
A princípio, a Globo ainda não anunciou quem assumirá a apresentação do Globo Esporte Pará.
Mudanças no Grupo Globo:
Nos últimos dias, a Globo causou grande repercussão nas redes sociais por duas movimentações no mercado. A emissora carioca contratou a jornalista Isabelly Morais, da Band, para cobrir a Copa do Mundo Feminina, e, ademais, demitiu Cléber Machado. O narrador já estava na emissora há 35 anos e saiu por redução no orçamento.
Renato Mauricio Prado, ex-comentarista do Sportv, falou sobre momento da onda de demissões no departamento de Esportes da emissora. De acordo com o jornalista, em princípio, expectativa é de que o canal faça novos cortes futuramente.
“O que está havendo aí, sei de informação de gente lá de dentro. Fui diretor do Grupo Globo. Como a gente chamava antigamente, por exemplo, isso é um grande passaralho. Vai ser o maior passaralho da história da Globo”, disse Renato Mauricio Prado durante o UOL News Esporte.
“E outra coisa, vem muito mais gente pesada caindo por aí. Isso aí vai até abril, uma decisão que certamente considerei inacreditável em termos empresariais. Você não demite as pessoas por conta-gotas. Se você decide fazer um corte grande, aí é outra discussão, mas esse corte tem que ser feito num dia só. Porque você causa o trauma, mas no dia seguinte as pessoas que ficaram sabem que a vida tem que seguir”, acrescentou.
Cléber Machado deixa a Globo após 35 anos. Narrador que atuou em nove Copas do Mundo é mais um nome forte do esporte demitido da emissora (Folha) pic.twitter.com/39K7sVtvKU
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) March 23, 2023

