O Barcelona, que lidera LaLiga com 65 pontos, enfrenta hoje o segundo colocado Real Madrid, que tem 56. O time de Xavi Hernández terá um duro adversário pela frente, mas não é só esse confronto que está tirando o sono da diretoria do clube catalão, o escândalo de corrupção, conhecido como Caso Negreira, também é um problema sério no clube e poderá colocar os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rossell e Josep Maria Bartomeu em maus lençóis.
O Juizado de Instrução 1, de Barcelona, admitiu a abertura de processo contra o Barcelona na última quarta-feira. O Real Madrid demonstrou publicamente toda sua insatisfação com o escândalo, que teoricamente teria privilegiado a equipe catalã em campeonatos passados.
Segundo as investigações, o Barcelona teria feito pagamentos para o ex-vice-presidente da comissão de arbitragem da federação espanhola, José María Enríquez Negreira entre os anos de 2011 e 2018.
Essas denuncias levaram os clubes espanhóis a se pronunciarem contra o Barcelona. O Real Madrid, por sua vez, foi muito incisivo ao condenar a possível conduta de antigos presidentes do clube catalão.
Florentino Pérez não foi ao Camp Nou
Por essa razão, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, não foi ao Camp Nou para assistir El Clasico. O escândalo levou as diretorias das duas equipe a romper completamente as relações. O clima é de enfrentamento total nos bastidores.
Na Espanha, o escândalo domina o noticiário há várias semanas em razão das constantes revelações que Ministério Público do país vem fazendo sobre a relação de presidentes do Barcelona com Enriquez Negreira.
Na semana do maior clássico da história do futebol espanhol, o jornal El Mundo publicou imagens de Negreira em Barcelona. Esta foi a primeira vez que ex-dirigente foi visto desde que o escândalo ganhou a mídia mundial. Negreira estava há várias semanas sem aparecer publicamente.
No último El Clasico, disputado em Madrid, torcedores merengues atiraram notas com o rosto do presidente do Barcelona, Joan Laporta, em forma de protesto contra as denúncias feitas pelo Ministério Público.

