Brasileirão Série A tem oito técnicos portugueses em 2023; veja a lista
Anúncio de Pepa como treinador do Cruzeiro aumenta presença de treinadores vindos de Portugal para o futebol brasileiro
Divulgação/Site Oficial do Vitória de Guimarães
A ‘invasão’ dos técnicos portugueses ao futebol brasileiro ganhou mais um componente nesta segunda-feira (20). O Cruzeiro anunciou a contratação de Pepa, treinador que comandou até o começo do ano o Al Tai, da Arábia Saudita, se tornando mais um a comandar um time que jogará a edição 2023 do Brasileirão Série A.
Com a contratação de Pepa, chegam a oito os treinadores originários de Portugal a treinarem times brasileiros da Série A. Desde que os treinadores estrangeiros passaram a ser mais costumeiros no país, este deverá ser o ano com presença mais massiva dos comandantes deste país na competição.
Destes oito, metade deles já atua no futebol brasileiro deste, ao menos, a última temporada. O mais longevo deles no comando de um time é Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras desde o final de 2020 e venceu a última edição do Brasileirão Série A, em 2022, treinando o Verdão. Depois de Abel, o que tem mais tempo de trabalho num clube do país é Luís Castro, desde o começo de 2022 no Botafogo.
Vitor Pereira treinou o Corinthians no último ano e agora treina o Flamengo, enquanto António Oliveira, que teve passagem pelo Athletico Paranaense e comandou o Cuiabá na última temporada da Série A, agora comanda o Coritiba, sendo estes dois que mudaram de time de um ano para outro.
Mais um português no Brasil! Cruzeiro anuncia Pepa!
Abel Ferreira (Palmeiras)
Luis Castro (Botafogo)
Vitor Pereira (Flamengo)
Renato Paiva (Bahia)
Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino)
Antonio Oliveira (Coritiba)
Ivo Vieira (Cuiabá) #FutebolNaESPN pic.twitter.com/ndZJtLAvMf— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) March 20, 2023
Dentre os portugueses no Brasileirão, Pepa se juntará a três ‘estreantes’ na competição. O Bahia trouxe Renato Paiva (ex-Independiente Del Valle) para comandar o time enquanto Pedro Caixinha chegou para ser comandante do Red Bull Bragantino. E o Cuiabá manteve a aposta em portugueses com a chegada de Ivo Vieira.

