Home Futebol Brasileirão Série A tem oito técnicos portugueses em 2023; veja a lista

Brasileirão Série A tem oito técnicos portugueses em 2023; veja a lista

Anúncio de Pepa como treinador do Cruzeiro aumenta presença de treinadores vindos de Portugal para o futebol brasileiro

Por Victor Martins em 20/03/2023 14:47 - Atualizado há 3 anos

Divulgação/Site Oficial do Vitória de Guimarães

A ‘invasão’ dos técnicos portugueses ao futebol brasileiro ganhou mais um componente nesta segunda-feira (20). O Cruzeiro anunciou a contratação de Pepa, treinador que comandou até o começo do ano o Al Tai, da Arábia Saudita, se tornando mais um a comandar um time que jogará a edição 2023 do Brasileirão Série A.

Com a contratação de Pepa, chegam a oito os treinadores originários de Portugal a treinarem times brasileiros da Série A. Desde que os treinadores estrangeiros passaram a ser mais costumeiros no país, este deverá ser o ano com presença mais massiva dos comandantes deste país na competição.

Destes oito, metade deles já atua no futebol brasileiro deste, ao menos, a última temporada. O mais longevo deles no comando de um time é Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras desde o final de 2020 e venceu a última edição do Brasileirão Série A, em 2022, treinando o Verdão. Depois de Abel, o que tem mais tempo de trabalho num clube do país é Luís Castro, desde o começo de 2022 no Botafogo.

Vitor Pereira treinou o Corinthians no último ano e agora treina o Flamengo, enquanto António Oliveira, que teve passagem pelo Athletico Paranaense e comandou o Cuiabá na última temporada da Série A, agora comanda o Coritiba, sendo estes dois que mudaram de time de um ano para outro.

Dentre os portugueses no Brasileirão, Pepa se juntará a três ‘estreantes’ na competição. O Bahia trouxe Renato Paiva (ex-Independiente Del Valle) para comandar o time enquanto Pedro Caixinha chegou para ser comandante do Red Bull Bragantino. E o Cuiabá manteve a aposta em portugueses com a chegada de Ivo Vieira.

Sair da versão mobile