O Brasileirão Série C 2023 teve sua tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (03). O torneio nacional segue com o mesmo formato de 20 equipes, com quatro concorridos acessos e a fuga pelas quatro últimas posições, que despromove para a quarta divisão nacional.
O certame terá início no próximo dia 2 de maio. A grande finalíssima, quando os ascendentes à Série B do Brasileirão já estiverem definidos, ocorre no dia 12 de novembro.
Nesta primeira fase do Brasileirão Série C, 20 times se enfrentam em turno único, com 19 rodadas para cada um. Os oito melhores avançam para um quadrangular, divididos em dois grupos. Os quatro piores da etapa regular são rebaixados para a Série D 2024.
Na segunda fase, os dois melhores colocados de cada grupo garantem o acesso para a Série B 2024. O arbitral da segunda fase foi realizado nesta sexta-feira. Por isso, o início da competição, conforme o Estatuto do Torcedor, precisou ser alterado, respeitando o prazo de 60 dias.
NOVIDADE
Para a edição de 2023 do Brasileirão, a CBF implementará a utilização do VAR a partir da segunda fase. O certame conta com os seguintes participantes: São José-RS, Floresta-CE, Paysandu-PA, Aparecidense-GO, São Bernardo-SP, Remo-PA, América-RN, Ypiranga-RS, Volta Redonda-RJ, Pouso Alegre-MG, CSA-Al, Confiança-SE, Botafogo-PB, Operário-PR, Altos-PI, Figueirense-SC, Manaus-AM, Náutico-PE, Brusque e Amazonas-AM.
BRASILEIRÃO SÉRIE C – 1ª RODADA
- São José-RS-RS x Floresta-CE
- Paysandu-PA x Aparecidense-GO
- São Bernardo-SP x Remo-PA
- América-RN x Ypiranga-RS
- Volta Redonda-RS x Pouso Alegre-MG
- CSA-AL x Confiança-SE
- Botafogo-PB x Operário-PR
- Altos-PI x Figueirense-SC
- Manaus-AM x Náutico-PE
- Brusque-SC x Amazonas-AM
Na última temporada, o Brasileirão C teve o Mirassol como o grande campeão. Além do time paulista, ABC, Botafogo-SP e Vitória subiram de divisão. Campinense, Ferroviário, Brasil de Pelotas e Atlético Cearense caíram para a quarta divisão.

