Home Futebol Campeã do Carnaval 2023, Imperatriz Leopoldinense pode inspirar Grêmio: entenda

Campeã do Carnaval 2023, Imperatriz Leopoldinense pode inspirar Grêmio: entenda

Escola de samba foi campeã na Sapucaí depois de 22 anos, encerrando jejum de títulos quase igual ao que o Tricolor Gaúcho amargou

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Grêmio iniciará nesta quarta-feira (1º) contra o Campinense-PB sua caminhada visando o hexacampeonato da Copa do Brasil. Assim, o jogo único da primeira fase acontecerá no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 20h (horário de Brasília). Se empatar, enfrentará o Ferroviário-CE na próxima etapa. Em termos de místicas e coincidências, o torcedor do Tricolor Gaúcho poderá se inspirar na Imperatriz Leopoldinense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesse sentido, a maioria dos gremistas não desconfia, mas a escola de samba tem muito em comum com o Imortal. Afinal, a Imperatriz foi a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2023. Aliás, a agremiação de Ramos não vencia o Grupo Especial na Sapucaí desde 2001. Ou seja, foram 22 anos de jejum. Inclusive, o Grêmio ganhou o tetra da Copa do Brasil no mesmo ano de 2001 e também amargaria um longo tabu sem títulos em grandes competições, encerrado em 2016 com o penta do torneio.

“Ligação” entre Grêmio e Imperatriz surge no início dos 80

As relações entre Grêmio e Imperatriz Leopoldinense aparecem desde o começo dos anos 80. Então, ambos tiveram suas primeiras grandes conquistas neste período. Enquanto a escola comemorava seus dois primeiros títulos na Sapucaí em 1980 e 81, o Grêmio seria campeão brasileiro pela primeira vez também em 1981.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, a Imperatriz foi rebaixada no desfile de 1988. Mas uma virada de mesa manteria a agremiação na elite da folia no ano seguinte, sendo campeã com o histórico samba-enredo “Liberdade! Liberdade! Abre as Asas sobre Nós”, em 1989. Pouco tempo depois, o Grêmio conseguiria um benefício semelhante. Logo após a má campanha no Brasileirão Série B em 1992, a equipe voltaria à elite no ano seguinte, mesmo tendo finalizado o campeonato numa modesta nona colocação.

Desse modo, Grêmio e Imperatriz se fortaleceram na década de 90. Através dos grandes desfiles da carnavalesca Rosa Magalhães, a agremiação se tornou o bicho-papão de títulos do decênio. Da mesma forma, o Tricolor Gaúcho comandado por Felipão levantou várias taças no futebol. Aliás, tanto Grêmio quanto Imperatriz tiveram como maiores rivais na época, respectivamente, Palmeiras e Mocidade Independente de Padre Miguel. Ambos vestindo verde-e-branco.

Outra coincidência é que Grêmio e Imperatriz Leopoldinense foram campeões nos anos de 1981, 89, 94, 95 e 2001. Afinal, o Tricolor Gaúcho celebrou as Copas do Brasil de 1989 e 94, além da já referida de 2001, mais a Libertadores de 1995. Já a escola de samba, além do bi de 1994 e 95, comemoraria um tri em 1999-2000-2001.

PUBLICIDADE

Os dois voltaram de recentes descensos

Por fim, ambos sofreram rebaixamentos, retornando no ano seguinte. A Imperatriz caiu em 2019, sendo campeã do Grupo de Acesso no ano seguinte, retornando à elite em 2022, no retorno dos desfiles depois da paralisação causada pela pandemia. Desse modo, o Grêmio amargou o descenso em 2021, subindo no Brasileirão Série B no ano passado como vice-campeão.

PUBLICIDADE

Já que a Imperatriz Leopoldinense foi campeã em 2023, os gremistas que se apegam a coincidências têm as suas esperanças elevadas. Como o time foi reformulado, contando com o astro Luisito Suárez, quem sabe uma nova taça não possa ser erguida, tal qual a Imperatriz conseguiu na Sapucaí na semana passada?

Better Collective