No próximo domingo (5), a partir das 16h00, acontece a última rodada da fase de grupos do Paulistão 2023 e todos os jogos serão disputados simultaneamente.
A única exceção é a partida entre Corinthians e Santo André, que será realizada na noite de sábado (4), às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, e que não terá nenhuma influência sobre os demais confrontos do domingo.
Entre classificação e mando de campo na fase de quartas de final, rebaixamento à Série A2 e vagas na Copa do Brasil e no Brasileirão Série D da próxima temporada, confira a seguir o que está em disputa na derradeira jornada do Paulistão.
Classificação para as quartas de final
Grupo A
O Red Bull Bragantino lidera a chave e já está assegurado nas quartas de final, que será disputada em formato de mata-mata, com jogo único eliminatório.
A outra vaga na próxima fase será do Santos ou do Botafogo-SP, que estão empatados com 14 pontos. O time de Ribeirão Preto, porém, possui uma vitória a mais e aparece na segunda posição.
Como apenas os dois primeiros colocados se classificam, o Peixe precisa vencer o Ituano no estádio Novelli Júnior, em Itu, e torcer por um tropeço do Pantera, que joga em casa contra o São Paulo.
Em caso de empate diante do Galo de Itu, o Santos avança de fase somente com uma derrota do Botafogo-SP.
Grupo C
Já classificado, o líder Corinthians apenas aguarda seu adversário nas quartas de final.
E os candidatos à jogar na Neo Química Arena são: São Bento (com dez pontos), Ituano (nove pontos) e Ferroviária (oito pontos).
A equipe de Sorocaba depende somente de suas próprias forças, basta vencer em casa o Red Bull Bragantino, enquanto o Ituano necessita de um triunfo sobre o Santos e torcer por um revés do Bentão.
A Locomotiva precisa vencer a Inter de Limeira, em Araraquara, e ficar na torcida por tropeços de São Bento e Ituano.
Rebaixamento para a Série A2
Portuguesa de Desportos, Ferroviária, Ituano, São Bento e Inter de Limeira entram em campo na rodada final jogando também contra o descenso à Série A2 do Paulistão de 2024.
A situação mais preocupante é a da Lusa, único time ameaçado que não depende apenas de si para evitar a degola.
Lanterna na classificação geral da competição somando sete pontos, a equipe rubro-verde precisa de uma vitória fora de casa diante do Mirassol e ficar na expectativa por tropeços de Ferroviária, Ituano e São Bento.
A Ferroviária disputa um confronto direto com a Inter de Limeira e, se vencer, não será rebaixada. O Leão, no entanto, permanece na divisão de elite do futebol paulista com um empate.
Já São Bento e Ituano evitam o rebaixamento com vitórias sobre Santos e Red Bull Bragantino, respectivamente. Em caso de revés para o Peixe dentro de seus domínios, o Galo de Itu precisa torcer por uma derrota da Ferroviária.
Mando de campo nas quartas de final
Grupo A
O líder Red Bull Bragantino precisa apenas de um empate diante do São Bento, em Sorocaba, para assegurar o mando de campo no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Grupo B
São Paulo e Água Santa, já classificados, dividem a liderança da chave com os mesmos 20 pontos, porém o time do Morumbi aparece em primeiro lugar pelo melhor saldo de gols.
Se vencer o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, a equipe treinada por Rogério Ceni garante o mando de campo nas quartas de final.
O Netuno até pode conquistar o fator casa na fase seguinte se empatar com o São Bernardo FC, desde que o São Paulo seja derrotado.
Grupo D
O Palmeiras é o líder somando 27 pontos, apenas um a mais que o São Bernardo FC, o segundo colocado, e garante a vantagem de atuar no Allianz Parque nas quartas de final com um triunfo sobre o Guarani, em Campinas.
Em caso de um tropeço do time de Abel Ferreira, a equipe do ABC paulista passa à liderança do grupo se vencer em casa o Água Santa.
Vagas na Copa do Brasil e Brasileirão Série D
O estado de São Paulo tem seis vagas disponíveis na Copa do Brasil de 2024 e cinco delas serão definidas de acordo com a classificação final do Campeonato Paulista.
Com as melhores campanhas na fase de grupos, Palmeiras e São Bernardo FC já estão garantidos no torneio nacional. O vencedor deste confronto nas quartas de final do Paulistão e os demais clubes presentes nas semifinais também selam o passaporte.
A outra vaga na Copa do Brasil do ano que vem será do campeão da Copa Paulista, que acontece no segundo semestre deste ano.
A Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 terá os três clubes mais bem colocados no Paulistão deste ano, com exceção dos clubes que vão disputar as Séries A, B e C.
Água Santa e Santo André já estão classificados para a disputa da Série D por já estarem garantidos nas quartas de final do Paulistão, e Inter de Limeira, São Bento e Ferroviária disputam a vaga restante.
Entretanto, Água Santa, Ferroviária, Inter de Limeira e Santo André irão participar do Brasileirão Série D de 2023 e, em caso de classificação para a Série C, as vagas da competição nacional da próxima temporada serão preenchidas de acordo com a classificação final do Paulistão.
A última vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 também será definida após a disputa da Copa Paulista.
Santos pode ter dupla de laterais em “decisão” contra o Ituano após julgamento ser adiado https://t.co/eitpBkdUEm pic.twitter.com/3siCA4udCP
— Torcedores.com (@Torcedorescom) March 2, 2023

