Nos últimos dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a empresa Brax Sports Assets comprou os direitos de transmissão da Série B do Brasileirão pelos próximos quatro anos, começando por 2023, por mais de R$ 200 milhões por temporada. A competição era da Globo até 2022, quando terminou o contrato.
Agora a Brax vai comercializar os direitos com as principais emissora de TV do país e a Globo tem interesse em ter a Série B em sua grade, principalmente para seus canais esportivos SporTV e Premiere.
“Quanto à Série B, ninguém na Globo se manifesta sobre o desenrolar dos acontecimentos. O interesse há, porque trata-se de um produto imprescindível para a grade do SporTV e Premiere. Que tem coisa, tem coisa, mas ninguém fala…”, revelou o jornalista Flavio Ricco, em sua coluna no R7 desta terça-feira (14).
Além da emissora carioca, a Band, que já tem acordo com a Brax para transmitir os jogos do Campeonato Carioca deste ano, e o SBT também aguardam com expectativa um possível contrato para exibir a Série B em TV aberta.
“Ainda em se tratando de Série B, na parte que toca SBT e Band, verifica-se que ambas têm boas expectativas. A posição é mais de espera em torno do que poderá ser acertado com a Brax, empresa detentora dos direitos”, completou Ricco.
Como a Série B tem início previsto para o dia 14 de abril, a expectativa é que as negociações da Brax com Globo, Band e SBT, além de outros canais, comecem nos próximos dias.
Globo e SBT vão brigar também pela Champions League
A Team, empresa que vende os direitos da Champions League no Brasil, resolveu antecipar a licitação para as próximas temporada e os interessados tem até o dia 21 deste mês para fazer suas ofertas.
O SBT é o detentor dos direitos de transmissão da competição europeia nesta temporada e ainda na próxima, mas teme que a Globo ou outra emissora possa vencer a “batalha” pela renovação.
Por isso, a prioridade total está na renovação já na primeira rodada de negociações.
“Antes de qualquer outra coisa e considerando as dificuldades do mercado, o SBT tem a Liga dos Campeões como prioridade. Todo interesse está voltado para a renovação dos seus direitos de transmissão”, escreveu o jornalista Flavio Ricco, em sua coluna no R7, nesta terça-feira (14).
Além de SBT, ESPN e Warner Bros. Discovery, Globo e Paramount terão reuniões agendadas para negociar com a Team os direitos da Champions League a partir de 2024.

