Home Futebol Copa do Brasil: nova regra pode deixar outro gigante fora em 2024

Copa do Brasil: nova regra pode deixar outro gigante fora em 2024

Torneio da próxima temporada contará com times que foram protagonistas em seus respectivos estaduais neste ano

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

O novo regulamento vigente para a definição dos classificados para a Copa do Brasil a partir da edição de próximo ano promete movimentar o futebol nacional, e pode deixar equipes gigantes do país fora da disputa. No final de 2022, a CBF informou que deixaria de utilizar o seu ranking como critério classificatório, valorizando assim os estaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste cenário, o Santa Cruz pode ser mais um grande a ficar de fora da disputa. Em má fase, o Tricolor do Arruda figura na modesta quinta posição do Pernambucano, e corre o risco de até de ficar fora do mata-mata do estadual. Derrotado na noite da última terça-feira (28) para o Íbis, em confronto remarcado, o time Coral corre o risco, inclusive, de ficar sem divisão.

Caso não suba para a Série C do próximo ano, o time pernambucano não terá a sua vaga na quarta divisão nacional, já que o Petrolina não pode ser mais alcançado pelo Santa. Além desta situação alarmante, o gigante nordestino corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para carimbar o seu passaporte e ocupar uma das três vagas distribuídas ao estado para o torneio, o Santa precisa faturar o título ou ser vice do Pernambucano, ou ainda ser a equipe perdedora da semifinal com melhor campanha na primeira fase.

SORTEIO – COPA DO BRASIL 2023

Nesta quarta-feira (29), a partir das 13h (de Brasília), a CBF promove o sorteio para definir os confrontos da fase de 16-avos de final da Copa do Brasil. Nesta nova etapa do torneio, os 20 times “sobreviventes” das duas fases anteriores se juntam aos outros 12 já pré-classificados.

Os 32 times serão divididos em dois potes, tendo a divisão como base o ranqueamento destes junto à CBF. Os jogos serão no caráter de ida e volta, diferentemente das duas fases anteriores. Quem avançar, embolsa mais R$ 3,3 milhões em cotas de premiação.

PUBLICIDADE
Better Collective