Em busca do bicampeonato da Copa Libertadores, o Corinthians conhecerá nesta segunda-feira (27) o seu caminho na primeira fase do torneio, que se inicia na primeira semana de abril.
No sorteio que será realizado em Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol, o Corinthians ficará alocado no Pote 2, e pode ganhar em uma mesma chave dos gigantes River Plate ou Boca Juniors, que são cabeças de chave, podendo assim formar um “grupo da morte”, caso outro time de renome também figure na chave.
Por questões de regulamento, o Timão não poderá figurar em nenhum grupo que tenha brasileiro como cabeça de chave. Neste cenário, é descartado a existência de um Corinthians x Palmeiras na primeira etapa da Libertadores. Há apenas uma exceção no critério, que possibilita com que o Atlético-MG, oriundo da pré-Libertadores, entre na disputa.
Apesar de ainda não conhecer os seus adversário na primeira fase da Libertadores, o Corinthians já sabe que debutará longe de seus domínios na competição. O regulamento aponta uma partida entre times do pote 2 contra times do pote 4 já estreia, com mando de campo dos integrantes do pote 4.
Estão nesse pote os seguintes times: Liverpool, do Uruguai, Deportivo Pereira, da Colômbia, Ñublense, do Chile, Patronato, da Argentina, Atlético-MG, Sporting Cristal, do Peru, Cerro Porteño, do Paraguai, e Independiente de Medellín, da Colômbia.
Vivenciando uma fase de inter-temporada, após queda precoce no Campeonato Paulista, o Corinthians deve ter o seu primeiro jogo pós-pausa, justamente pela Libertadores, contra o referido time do pote 4. No Brasileirão, o debute do alvinegro só ocorrerá na segunda semana de abril, quando recebe o Cruzeiro, na Neo Química Arena.
Na quarta-feira (28), o Timão também conhecerá o seu oponente na terceira fase da Copa do Brasil. Bem ranqueado junto à CBF, o representante paulista ficará no Pote 1 do sorteio.

