Home Futebol Crise? Indonésia rejeita participação de Israel na Copa do Mundo sub-20

Crise? Indonésia rejeita participação de Israel na Copa do Mundo sub-20

FIFA opta por adiar o sorteio dos grupos após governo indonésio vetar a seleção israelense em Bali

Gabriel de Oliveira
Jornalista formado pela Universidade Castelo Branco (UCB), com colaborações nos portais Torcedores.com, Futebol News e Ludopédio, Também sou Social Media na VX Comunicação, onde atuou nas mídias do sportv, Premiere e Combate.

A Copa do Mundo sub-20 está próxima de se iniciar, no entanto, uma polêmica geopolítica atrapalha a competição. De acordo com o Le Parisien, a Indonésia é contra a participação de Israel na competição, visto que o governo do arquipélago desaprova os conflitos do país contra a Palestina. Além disso, a maioria da população da Indonésia adota o indo arábico, assim como os palestinos.

PUBLICIDADE

Segundo o governador de Bali, Wayan Koster, um boicote deverá realizado à Israel no Mundial sub-20. Apesar de pela primeira vez na história os israelenses chegarem ao torneio, sua participação está ameaçada na Indonésia.

Intolerância

País de maioria muçulmana, a Indonésia é mais próxima da política da Palestina do que a de Israel, assim como em religião também. Contudo, o país-sede do Mundial também sofre pressão de grupos islâmicos, que já fizeram protestos na capital Jacarta.

PUBLICIDADE
Indonésios muçulmanos protestam contra ida de Israel à Indonésia jogar a Copa do Mundo sub-20

Contudo, a FIFA aguarda a situação visto que para sediar o torneio a Indonésia aceitou suas exigências para o evento. Entretanto, caso o problema não seja resolvido, a Indonésia correrá riscos de não disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.

Desde 2019 a Indonésia é eleita o país-sede do Mundial. Entretanto a pandemia de covi-19 motivou o adiamento do torneio em 2021. Diante de problemas políticos na Ásia, Israel compete internacionalmente pela UEFA, entidade responsável pelo futebol europeu, apesar do país estar em outro continente.

Portanto, até o momento a FIFA opta por adiar o chaveamento do torneio que tem previsão de realização durante 20 de maio até 11 de junho.