Home Mercado da Bola Cruzeiro: Saiba os bastidores da saída de Paulo Pezzolano e os planos de Ronaldo para o futuro treinador

Cruzeiro: Saiba os bastidores da saída de Paulo Pezzolano e os planos de Ronaldo para o futuro treinador

Paulo Pezzolano foi contratado pelo Cruzeiro em 2021; técnico uruguaio conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Cruzeiro está sem técnico para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico Paulo Pezzolano entregou o cargo, e a derrota por 2 a 1 para o América-MG no último domingo (19) foi o último jogo do uruguaio a frente do time Celeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que os bastidores do clube davam indício para esse desfecho. A saída de Paulo Pezzolano aconteceria cedo ou tarde. Isso porque, o treinador já vinha dando sinais de desgaste na relação com a diretoria do Cruzeiro.

Paulo Pezzolano estava insatisfeito com a falta de reforços expressivos para qualificar o elenco. O uruguaio sinalizou por diversas vezes a necessidade de o clube contratar jogadores que desse mais peso para a disputa do Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Embora tenha indicado cinco nomes para posições que considerava carente, Paulo Pezzolano não teve seu pedido atendido. O Cruzeiro contratou 25 jogadores. Porém, apenas um teve sua anuência. Trata-se do atacante Wesley, ex-Palmeiras.

Ainda segundo apurou a reportagem, um dos nomes recomendados por Paulo Pezzolano foi o atacante Franco Fagúndez, de 22 anos, do Nacional de Montevidéu. Ele é um dos jogadores mais cobiçados por empresários, representantes e intermediários no mercado da bola.

Além do Cruzeiro, Franco Fagúndez foi especulado em outros quatro clubes do futebol brasileiro: Botafogo, Internacional, Santos e Vasco. Entretanto, as conversas preliminares não evoluíram para uma proposta oficial pelo jogador.

PUBLICIDADE

A negativa para se investir na contratação do jovem uruguaio era o preço pedido pelo Nacional: US$ 6 milhões (R$ 31,6 milhões, na cotação atual) por 70% dos direitos econômicos. Diante disso, o Cruzeiro recuou e sequer abriu conversas pelo centroavante.

PUBLICIDADE

E quem será o treinador?

No que depender de Ronaldo Nazário, dono da SAF do Cruzeiro, esse treinador será estrangeiro. Não há um nome no topo da lista. Isso porque, o dirigente entende que pode encontrar um treinador que se encaixe na realidade financeira do clube em países vizinhos.

Há, porém, uma divisão entre integrantes da diretoria, que defendem profissionais brasileiros que estão disponíveis. Hoje, o mercado da bola oferece profissionais como Dorival Júnior que está disponível após não ter o contrato renovado pelo Flamengo.

Campeão da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, Dorival Júnior é um nome que agrada parte das pessoas próximas a Ronaldo Nazário. Porém, o dirigente ainda não se deu por convencido de que o ex-treinador rubro-negro é a melhor opção no momento.

Cuca foi lembrado e descartado pelo mandatário celeste pela grande identificação com o Atlético-MG. Tite, que está sem trabalhar desde que deixou o comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2022, está sendo avaliado internamente.

PUBLICIDADE

A chance de buscar um outro estrangeiro para o lugar de Paulo Pezzolano é, hoje, uma possibilidade real. Ronaldo Nazário pretende encontrar um profissional que seja bom e barato disposto a assumir o comando do Cruzeiro.

Better Collective