Weverton tem sido mais exigido do que o normal em 2023. Um dos melhores do Brasil na posição, o goleiro do Palmeiras tem garantido o sucesso da defesa da equipe, mas é fato que o sistema está mais exposto em comparação com a temporada passada.
Um dado sobre a defesa do Palmeiras chama a atenção: nos 11 primeiros jogos do Paulistão do ano passado, a equipe de Abel Ferreira sofreu 103 finalizações, contra 155 nesta temporada, usando o mesmo recorte de partidas, de acordo com números do Sofascore. Ao todo, são cinco chutes a mais por jogo.
Em mais uma grande temporada, Weverton foi muito importante na vitória de 2 a 0 contra o Red Bull Bragantino recentemente, jogo no qual foi eleito o melhor da partida. No empate de 2 a 2 no clássico diante o Corinthians, ele também teve participação importante, totalizando 13 defesas nesses dois jogos.
O Palmeiras é de forma disparada a melhor defesa do Paulistão 2023, com apenas cinco gols sofridos. O sistema sólido é marca do trabalho de Abel Ferreira, e Weverton, que é o segundo jogador do elenco com maior nota, tem papel fundamental para isso.
Vale lembrar que o volante Danilo foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, e Abel precisou fazer uma mudança no meio-campo, o que pode ser a resposta pelo momento de maior vulnerabilidade defensiva. Zé Rafael sofreu uma adaptação na posição e faz nova função com Gabriel Menino como companheiro no setor.
O Palmeiras joga neste domingo (05), às 16h (de Brasília), contra o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A partida é importante para o Verdão, que busca garantir a liderança geral do Paulistão e decidir os jogos de mata-mata em casa.

