Cotado como favorito diante do Caxias, após o empate de 1 a 1 no jogo de ida, o Internacional sucumbiu diante de sua torcida no Beira-Rio, e se despediu de forma amarga do Campeonato Gaúcho, na noite do último domingo (26).
A derrocada para o time da Serra Gaúcha representou a sétima edição que o Colorado termina o estadual sem o sonhado título. Neste período de jejum, o arquirrival Grêmio faturou cinco conquistas, enquanto o Novo Hamburgo levou a outra. Agora, a decisão do título estará entre o Tricolor dos Pampas e o algoz do Internacional, o Caxias, com os jogos ocorrendo nos dois próximos finais de semana.
A última conquista do Internacional no Gauchão se deu em 2016. De lá pra cá, a equipe vermelha de Porto Alegre ficou com o vice-campeonato em três oportunidades e sequer chegou na decisão em outras quatro.
Na coletiva pós-jogo, o técnico Mano Menezes classificou a eliminação do Internacional como injusta, e viu a equipe como superior.
“A equipe jogou bem, pressionou, criou o suficiente para vencer, mas o futebol não é um jogo de justiça. Na minha opinião, merecemos o tempo inteiro. Sempre fomos superiores. Amargamos uma eliminação que está bastante dura de digerir pelas possibilidades que estiveram muito próximas de nos levar a final hoje”, afirmou o treinador.
FICHA TÉCNICA: INTERNACIONAL 1 (4) x (5) 1 CAXIAS
Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 26/03/2023 – 18h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Mateus Olivério Rocha e Otavio Legramanti
VAR: Wagner Reway
Cartões amarelos: Marcelo Ferreira, Thiago Carvalho, Dudu Mandai, Bruno, Pedro Cuiabá (CAX), De Pena, Mauricio, Mercado, Mano Menezes, Alan Patrick, Alemão, Keiller (INT)
Cartões vermelhos: De Pena, Matheus Dias, (INT)
GOLS: Mauricio (19’/1°T) (1-0), Eron (47’/1°T) (1-1)
INTERNACIONAL (Técnico: Mano Menezes)
Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Thauan Lara; Baralhas (Matheus Dias, aos 47’/2°T), Carlos de Pena, Mauricio (Estevão, aos 28’/2°T) e Alan Patrick; Wanderson (Pedro Henrique, aos 22’/2°T) e Luiz Adriano (Alemão, aos 28’/2°T).
CAXIAS (Técnico: Thiago Carvalho)
Bruno; Marcelo Ferreira, Dirceu, Fernando Fonseca e Dudu Mandai; Marlon (Moacir, aos 27’/2°T), Guedes e Peninha (Wesley Pomba, aos 10’/2°T); Jean Dias, Diego Rosa (Pedro Cuiabá, aos 27’/2°T) e Eron (Marcão, aos 41’/2°T).

