Home Mercado da Bola Ex-goleiro do São Paulo recebe convite para se naturalizar e atuar pela Seleção Paraguaia

Ex-goleiro do São Paulo recebe convite para se naturalizar e atuar pela Seleção Paraguaia

Jean Fernandes está no Cerro Porteño desde 2021; goleiro teve breve passagem por São Paulo e Atlético Goianiense

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Federação Paraguaia de Futebol (FPF) convidou o goleiro Jean Fernandes, do Cerro Porteño, para torná-lo nome selecionável. Ele é considerado um dos principais estrangeiros em atividade no país e, por isso, entrou no radar da comissão técnica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Jean Fernandes avalia a possibilidade de atuar pelo Paraguai. O jogador só tornará pública sua decisão após conversar com a família e, principalmente, com seu estafe.

No Paraguai desde 2021, o atleta de 27 anos pode obter a cidadania por habilitação de diploma de curso superior, investimento no país, descendência, se casar com uma cidadã paraguaia ou ter residência fixa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes mesmo de Guillermo Barros Schelotto assumir o comando da seleção paraguaia, o jogador já tinha recebido sondagens da FPF. Afinal, o arqueiro também estava no radar do antigo técnico Eduardo Berizzo.

Jean Fernandes só defendeu a Seleção Brasileira em torneios de base, como na Copa do Mundo Sub-15 de 2015. Depois disso, não foi mais convocado para vestir a camisa canarinha em competições oficiais.

Ainda segundo apurou a reportagem, Guillermo Barros Schelotto deseja formar um grupo forte a fim de classificar o Paraguai para a Copa do Mundo de 2026. E, isso passa pela naturalização de alguns jogadores que estão em atividade no futebol paraguaio.

PUBLICIDADE

A equipe Guaraní ficou longe de se classificar para o Mundial no Qatar. A seleção terminou as Eliminatórias Sul-Americanas na oitava colocação. Brasil, Argentina, Uruguai e Equador foram as equipes classificadas da Conmebol.

PUBLICIDADE

A carreira de Jean Fernandes

Jean Fernandes surgiu para o futebol no Bahia em 2012. Após cinco temporadas vestindo a camisa tricolor, ele se transferiu para o São Paulo onde chegou com status de futuro dono da camisa 1. Isso porque, o arqueiro chegou a ser apontado como o “novo” Rogério Ceni.

Apesar disso, o jogador teve curta passagem pelo Tricolor do Morumbi. Jean Fernandes teve o contrato rescindido em dezembro de 2019. Isso porque, ele foi preso nos Estados Unidos após sua esposa, Milena Bemfica, o acusar de agressão por meio de vídeos publicados na internet.

Depois disso, o atleta acertou sua ida para o Atlético Goianiense em 2020. Em uma temporada, ele disputou 46 partidas e marcou seis gols com a camisa rubro-negra. Posteriormente, acertou com o Cerro Porteño onde soma 74 partidas, até o momento, pelo clube paraguaio.

Better Collective