Home Mercado da Bola Ex-goleiro do São Paulo recebe convite para se naturalizar e atuar pela Seleção Paraguaia

Ex-goleiro do São Paulo recebe convite para se naturalizar e atuar pela Seleção Paraguaia

Jean Fernandes está no Cerro Porteño desde 2021; goleiro teve breve passagem por São Paulo e Atlético Goianiense

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Federação Paraguaia de Futebol (FPF) convidou o goleiro Jean Fernandes, do Cerro Porteño, para torná-lo nome selecionável. Ele é considerado um dos principais estrangeiros em atividade no país e, por isso, entrou no radar da comissão técnica.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Jean Fernandes avalia a possibilidade de atuar pelo Paraguai. O jogador só tornará pública sua decisão após conversar com a família e, principalmente, com seu estafe.

No Paraguai desde 2021, o atleta de 27 anos pode obter a cidadania por habilitação de diploma de curso superior, investimento no país, descendência, se casar com uma cidadã paraguaia ou ter residência fixa.

PUBLICIDADE

Antes mesmo de Guillermo Barros Schelotto assumir o comando da seleção paraguaia, o jogador já tinha recebido sondagens da FPF. Afinal, o arqueiro também estava no radar do antigo técnico Eduardo Berizzo.

Jean Fernandes só defendeu a Seleção Brasileira em torneios de base, como na Copa do Mundo Sub-15 de 2015. Depois disso, não foi mais convocado para vestir a camisa canarinha em competições oficiais.

Ainda segundo apurou a reportagem, Guillermo Barros Schelotto deseja formar um grupo forte a fim de classificar o Paraguai para a Copa do Mundo de 2026. E, isso passa pela naturalização de alguns jogadores que estão em atividade no futebol paraguaio.

A equipe Guaraní ficou longe de se classificar para o Mundial no Qatar. A seleção terminou as Eliminatórias Sul-Americanas na oitava colocação. Brasil, Argentina, Uruguai e Equador foram as equipes classificadas da Conmebol.

PUBLICIDADE

A carreira de Jean Fernandes

Jean Fernandes surgiu para o futebol no Bahia em 2012. Após cinco temporadas vestindo a camisa tricolor, ele se transferiu para o São Paulo onde chegou com status de futuro dono da camisa 1. Isso porque, o arqueiro chegou a ser apontado como o “novo” Rogério Ceni.

Apesar disso, o jogador teve curta passagem pelo Tricolor do Morumbi. Jean Fernandes teve o contrato rescindido em dezembro de 2019. Isso porque, ele foi preso nos Estados Unidos após sua esposa, Milena Bemfica, o acusar de agressão por meio de vídeos publicados na internet.

Depois disso, o atleta acertou sua ida para o Atlético Goianiense em 2020. Em uma temporada, ele disputou 46 partidas e marcou seis gols com a camisa rubro-negra. Posteriormente, acertou com o Cerro Porteño onde soma 74 partidas, até o momento, pelo clube paraguaio.