Home Automobilismo F1: chefe da Mercedes critica punição a Alonso e lembra “roubo” a Lewis Hamilton

F1: chefe da Mercedes critica punição a Alonso e lembra “roubo” a Lewis Hamilton

Toto Wolff avaliou que o piloto espanhol mereceu o 3° lugar no GP da Arábia Saudita e recordou o título de Fórmula 1 perdido pelo britânico

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A retirada e a posterior devolução do terceiro lugar no GP da Arábia Saudita, a Fernando Alonso, continua repercutindo no mundo do automobilismo. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, foi quem falou sobre o tema desta vez.

PUBLICIDADE

Em declarações reproduzidas pelo site Planet F1, o dirigente da escuderia alemã avaliou que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) errou ao punir o espanhol faltando poucas voltas para o fim da prova.

“A penalidade foi muito dura porque Alonso e Aston Martin mereciam estar no pódio pela performance”, iniciou Toto Wolff.

PUBLICIDADE

“Temos que olhar esses regulamentos e ver se há algo que possamos ajustar porque não afetou sua corrida”, acrescentou.

“Prefiro que a FIA tome decisões certas do que ser muito rápida e, obviamente, cair em algo que está errado”, prosseguiu.

A Mercedes herdaria a posição com George Russell, caso a punição se mantivesse. No entanto, Toto Wolff avaliou que o favorecimento seria injusto.

“Então, nesse aspecto, acho que prefiro não subir ao pódio e ter o resultado correto depois”, declarou.

PUBLICIDADE

Por fim, Toto Wolff aproveitou o tema para alfinetar a entidade e recordar o título perdido por Lewis Hamilton, em 2021.

O britânico foi ultrapassado por Max Verstappen, na última volta, da corrida final da respectiva temporada de F1.

A polêmica está no fato do então diretor de provas, Michael Masi, ter permitido ultrapassagens após o reinício da prova.

O britânico foi superado pelo holandês e acabou com o vice-campeonato. A Mercedes contestou o resultado, mas os protestos foram negados.

PUBLICIDADE

“Fomos vítimas disso em 2021, onde tudo se resumiu ao entretenimento para uma decisão rápida e roubou o maior piloto de ter seu campeonato”, finalizou Toto Wolff.

Quando volta a F1?

A Fórmula 1 agora vai para a Oceania. O Grande Prêmio da Austrália está marcado para ocorrer de 30 de março a 2 de abril. Esta é a terceira prova da temporada.

O evento esportivo vai ser dividido em três sessões de treino livre (TL), uma sessão de treino classificatório e o evento principal: a corrida.

O TL1 ocorre às 22h30 de quinta-feira (30). O TL inicia às 2h da madrugada de sexta (31). O TL3 começa às 22h30 do dia 31.

PUBLICIDADE

O treino classificatório ocorre às 2h de sábado (1) e a corrida está marcada para o mesmo horário do dia 2 de abril.