Home Futebol Flamengo supera Vasco e avança à decisão do Campeonato Carioca

Flamengo supera Vasco e avança à decisão do Campeonato Carioca

Flamengo suportou pressão no segundo tempo e contou com Pedro decisivo para superar o Vasco nas semifinais do Campeonato Carioca

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
2VAS1-3FLA5

Em clássico disputado neste domingo (19), o Flamengo voltou a superar o Vasco com o placar de 3 a 1 e avançou à grande decisão do Campeonato Carioca após 5-2 no placar agregado das semifinais no Maracanã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O primeiro tempo foi movimentado com gols para os dois lados. Pedro foi o autor do gol rubro-negro e havia encaminhado a classificação com maior tranquilidade, mas Capasso empatou o jogo para o Vasco.

Na etapa complementar, o Vasco dominou as ações na maior parte do tempo e assustou o torcedor rubro-negro, mas o Flamengo aproveitou a oportunidade em cobrança penal e Pedro definiu o confronto. Nos acréscimos, Ayrton Lucas ampliou a vantagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A decisão do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense ocorrerá após a Data FIFA, em horários e datas ainda a definir pela FERJ.

Primeiro tempo cheio de alternâncias entre as equipes

Pressionado após a eliminação na Copa do Brasil diante do ABC, o Vasco tentou partir para cima e conseguiu incomodar o Flamengo nos minutos iniciais. Aos 8′, Alex Teixeira foi lançado e protegeu bem da marcação de Fabrício Bruno para achar Gabriel Pec, mas Santos fez defesa segura.

Três minutos depois, Alex Teixeira cruzou na segunda trave após cobrança de falta e Puma Rodríguez chutou cruzado de canha, parando em grande defesa do goleiro Santos. Porém, na primeira chance de gol, o Flamengo surpreendeu o adversário.

PUBLICIDADE

Aos 15′, Ayrton Lucas desarmou Puma Rodríguez pela esquerda do meio-campo e arranco em velocidade sendo desarmado por Capasso. Na sobra, Pedro chutou de primeira e contou com desvio na marcação para surpreender Léo Jardim e abrir o placar.

PUBLICIDADE

Com a vantagem no placar, o Flamengo conseguiu ter controle da posse de bola no campo ofensivo e pressionou o adversário nos minutos seguintes. Contudo, o Vasco também surpreendeu e buscou o empate aos 28 minutos. Em cobrança de escanteio, Piton cruzou fechado e Capasso venceu a marcação de Pedro na primeira trave para empatar.

Na reta final do primeiro tempo, as duas equipes tiveram chances reais de gol. Aos 36′, Puma Rodríguez recebeu inversão e invadiu a área pela direita para cruzar, mas Andrey Santos cabeceou para fora. Na resposta, o Flamengo chegou com David Luiz tabelando com Pedro até mandar por cima do gol.

Antes do intervalo, Arrascaeta tabelou com Gabigol na intermediária e deixou Andrey Santos para trás antes de soltar um chute firme de fora, mas Léo Jardim fez grande defesa. Nos acréscimos, Lucas Piton recebeu de Jair no flanco esquerdo e tocou para trás onde Pedro Raúl chegou e chutou firme, à direita.

Flamengo resiste pressão no 2º tempo para eliminar o Vasco

Diferentemente do equilíbrio visto no primeiro tempo com diversos momentos de alternância, a etapa complementar foi dominada pelo Vasco com pressão desde o apito inicial.

PUBLICIDADE

Com menos de um minuto, Alex Teixeira recebeu de Jair pela esquerda e finalizou para fora com grande perigo. Na sequência, Andrey Santos desarmou Gerson no meio-campo e Alex Teixeira tentou por cobertura. A marcação cortou e Gabriel Pec cruzou rasteiro. Depois, em cobrança de falta na intermediária, Puma Rodríguez cruzou no meio e Jair testou por cima do gol.

Maurício Barbieri apostou em Eguinaldo no lugar de Pedro Raúl, e logo na sequência, Alex Teixeira teve uma chance de ouro no meio da área após lançamento de Lucas Piton, mas o goleiro Santos defendeu.

Aos 13′, Vítor Pereira executou mudanças triplas no Flamengo com as entradas de Varela, Everton Ribeiro e Arturo Vidal nos lugares de Rodrigo Caio, Gabigol e Cebolinha, alterações que interromperam o ímpeto ofensivo vascaíno momentaneamente.

Em rara oportunidade de gol, Arrascaeta bateu colocado em cobrança de falta e Léo Jardim espalmou em grande defesa aos 20′.

PUBLICIDADE

Porém, o Vasco retomou a pressão três minutos depois e Puma Rodríguez chutou colocado buscando o ângulo esquerdo com enorme perigo após cobrança de falta. O argentino teve nova oportunidade na sequência em ótima inversão de Léo mas acionou Eguinaldo, que testou firme por cima do gol.

Na reta final, Vítor Pereira apostou nas entradas de Léo Pereira e Matheus França, nas saídas de Gerson e Arrascaeta. A torcida do Flamengo no Maracanã chamou Vítor Pereira de “burro”, mas a alteração foi decisiva para o rubro-negro conquistar o gol decisivo.

Aos 34′, Matheus França ganhou de Rodrigo e arrancou em velocidade pela esquerda para invadir a área, onde foi derrubado por Capasso em pênalti claro. Pedro bateu cruzado e venceu Léo Jardim para marcar o segundo do Flamengo no jogo.

Após o gol, a equipe de VP sofreu um novo susto com Andrey Santos finalizando após erro de Vidal, mas Santos fez ótima defesa e garantiu a vitória. Nos acréscimos, Pedro cobrou falta rápida no meio-campo e achou Ayrton Lucas em profundidade para vencer Capasso e dar uma cavadinha na saída de Léo Jardim, marcando o terceiro gol.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
VASCO 1-3 FLAMENGO

Data: 19/03/2023, 18:00
Estádio: Maracanã
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Público: 45.935 (pagantes); 49.779 (presentes)

Gols: 1T 15′ Pedro (FLA); 1T 28′ Capasso (VAS); 2T 36′ Pedro (FLA); 2T 47′ Ayrton Lucas (FLA)

Substituições – VAS: Eguinaldo (Pedro Raúl); Barros (Jair); Erick Marcus (Gabriel Pec); Nenê (Rodrigo Alves); Luca Orellano (Alex Teixeira)

PUBLICIDADE

Substituições – FLA: Varela (Rodrigo Caio); Everton Ribeiro (Gabigol); Arturo Vidal (E.Cebolinha); Léo Pereira (Gerson); Matheus França (Arrascaeta)

Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Andrey Santos e Jair; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raúl. (Técnico: Maurício Barbieri)

Flamengo: Santos; Fabricio Bruno, Rodrigo Caio e David Luiz; Everton Cebolinha, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Ayrton Lucas; Gabi e Pedro. (Técnico: Vítor Pereira)

Better Collective