Home Futebol Contra o Flamengo, Fluminense pode chegar ao sétimo bicampeonato do Carioca; saiba os anteriores

Contra o Flamengo, Fluminense pode chegar ao sétimo bicampeonato do Carioca; saiba os anteriores

Confira as histórias que rodearam as conquistas passadas do Tricolor das Laranjeiras

Erick Montezano
Colaborador do Torcedores

O Fluminense inicia na noite do próximo sábado, dia 1 de abril, às 20h30, horário de Brasília, no Maracanã, as finais do Campeonato Carioca de 2023 contra o Flamengo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Atual campeão do torneio, o Tricolor das Laranjeiras defende o título e vai em busca de seu sétimo bicampeonato estadual na história.

No Rio de Janeiro, o Fluminense só teve menos bicampeonatos que o adversário na decisão desta ano, o Flamengo, que soma oito em sua história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, o Flu tem a chance de encostar no arquirrival agora e abrir mais distância para os outros rivais: o Vasco tem cinco, enquanto o Botafogo possui quatro.

Relembre os bicampeonatos anteriores do Fluminense

Com base em jornais antigos e no livro “Histórias dos Campeonatos Cariocas de Futebol 1906 / 2010”, a redação do Torcedores traz algumas curiosidades destas conquistas.

1906-1907

PUBLICIDADE

O primeiro bi começou justamente na primeira edição do Campeonato Carioca. Em 1906, seis clubes disputaram o torneio em sistema de pontos corridos em dois turnos.

PUBLICIDADE

O Fluminense somou nove vitórias e uma derrota em 10 jogos e foi campeão no penúltimo jogo, após golear o Rio Cricket por 4 a 1 em Icaraí, em Niterói.

Naquela ocasião, o Flu chegou a 16 pontos conquistados e não podia mais ser alcançado por nenhum outro adversário. 

No ano seguinte, somente quatro clubes disputaram o Estadual do Rio de Janeiro. Bangu e Rio Cricket saíram da então Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA).

Foram então dois turnos de pontos corridos, com uma resolução da discórdia entre clubes que previu antes do início do campeonato o saldo de gols como critério de desempate ao final do torneio.

PUBLICIDADE

O Fluminense obteve cinco vitórias (uma por W.O.) e uma derrota e terminou com 10 pontos após vencer o Paysandu por 2 a 1 nas Laranjeiras, ficando empatado com o Botafogo, mas tendo maior saldo de gols: 10 a 5.

1917-1918

O segundo bicampeonato do Tricolor das Laranjeiras começa a ser construído 10 anos depois do primeiro. O Carioca em 1917 já tinha 10 clubes e era disputado em dois turnos de pontos corridos.

O Fluminense obteve 14 vitórias, dois empates e duas derrotas e foi campeão ao golear o Andaraí por 7 a 2 no campo da Rua Prefeito Serzedelo, no Andaraí.

No ano seguinte, o formato do campeonato foi o mesmo: 10 clubes em dois turnos de pontos corridos. E o Fluminense fez uma campanha parecida com a anterior: foram 13 vitórias, três empates e duas derrotas, sendo campeão já na penúltima rodada.

PUBLICIDADE

1936-1937

O terceiro bi demorou quase 20 anos e começou a ser conquistado em 1936. Naquele ano, seis clubes disputaram o Carioca no sistema de pontos corridos, só que em três turnos.

O Fluminense teve 11 vitórias, cinco empates e duas derrotas e somou 23 pontos, mesma pontuação do rival Flamengo.

No desempate, empatou a primeira pelo placar de 2 a 2, venceu a segunda por 4 a 1 e conquistou o título ao empatar a terceira em 1 a 1 nas Laranjeiras.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, o campeonato dobrou de tamanho: foram 12 clubes jogando em sistema de pontos corridos em dois turnos.

O Flu, com uma campanha de 17 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, não deu chance aos rivais e foi campeão na penúltima rodada

1940-1941

O quarto bi surgiu só quatro anos depois. Começou em 1940, num torneio de nove clubes competindo em três turnos de pontos corridos.

O Fluminense somou 17 vitórias, quatro empates e três derrotas e sagrou-se campeão na última rodada do Estadual do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, a fórmula do Campeonato Carioca já foi totalmente diferente: 10 clubes começavam o torneio disputando dois turnos de pontos corridos, e os seis melhores se classificavam para mais dois turnos finais, também todos contra todos.

O Flamengo foi melhor na primeira metade da competição, enquanto o Fluminense foi superior na segunda. As equipes decidiram o título na última rodada e o Flu se sagrou campeão.

1975-1976

Tudo começou no Carioca de 1975, que foi formado por 12 clubes em dois turnos de pontos corridos, sendo que os oito melhores se classificavam para um terceiro turno, também todos contra todos.

O Fluminense ganhou o primeiro, equivalente à Taça Guanabara, e decidiu o título em um triangular com Botafogo e Vasco, ganhadores dos outros dois.

PUBLICIDADE

O Tricolor das Laranjeiras, que tinha goleado o Cruz-Maltino por 4 a 1, perdeu para o Alvinegro por 1 a 0, ambos no Maracanã, e terminou empatado com o Glorioso com quatro pontos, mas o Flu teve maior saldo de gols no triangular final (3 a -1) e foi o campeão após uma campanha de 20 vitórias, seis empates e seis derrotas.

No ano seguinte, o Estadual adotou uma nova fórmula: com 15 clubes em um turno de pontos corridos, e os oito melhores avançando para mais dois turnos (do 2º para o 3º turno, o pior time era rebaixado e dava lugar a outro que tivesse melhor campanha no “Grupo dos Perdedores”, formado pelos eliminados da 1ª fase.

O Fluminense ganhou o terceiro turno e se classificou para o turno decisivo de quatro clubes, ao lado de Vasco, Botafogo e América.

Tricolores e vascaínos terminaram empatados e fizeram um partida a mais no Maracanã, que foi vencidA pelo Flu por 1 a 0.

PUBLICIDADE

1983-1984

O sexto e último bi (até agora) aconteceu menos de 10 anos depois. Ele começou no Carioca de 1983, que teve 12 clubes em disputa em dois turnos de pontos corridos.

O Fluminense ganhou o primeiro, que era equivalente à Taça Guanabara, e se classificou para o triangular decisivo com o Flamengo, que ganhou a Taça Rio, e o Bangu, que fez a melhor campanha geral.

Na fase final, o Tricolor das Laranjeiras empatou com o time da Zona Oeste e venceu o Rubro-Negro por 1 a 0, ambos no Maracanã.

Contudo, o título só foi confirmado com a ajuda do rival, que no último jogo derrotou o Bangu por 2 a 0. O Flu terminou campeão após 13 vitórias, seis empates e cinco derrotas.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, o Campeonato Carioca teve a mesma fórmula: 12 clubes se enfrentando em dois turnos de pontos corridos.

O Fluminense não ganhou nenhum deles, mas somou o maior número de pontos no geral (33, ao lado do Flamengo) e se classificou para o triangular decisivo com o Rubro-Negro, ganhador da Taça Guanabara, e Vasco, vencedor da Taça Rio.

Na fase final, realizada no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras fez 2 a 0 nos vascaínos e faturou o título ao ganhar o Fla-Flu por 1 a 0

 

PUBLICIDADE
Better Collective