O Fortaleza se movimentou no mercado da bola nesta segunda-feira (27) para reforçar o sistema defensivo para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. A zaga é uma das posições mais “carentes” no time comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda.
O Torcedores.com apurou que o Fortaleza acertou o retorno do zagueiro Alix Vinícius, que estava emprestado ao Volta Redonda. O jogador de 23 anos tinha contrato com o clube carioca até o 30 de novembro.
Porém, a diretoria tricolor acionou a cláusula de liberação imediata caso o defensor fosse requisitado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. O bom desempenho de Alix Vinícius pelo Volta Redonda no Campeonato Carioca pesou na decisão do treinador.
A volta de Alix Vinícius é vista como uma solução caseira para o time do técnico argentino. Por conta disso, Juan Pablo Vojvoda foi obrigado a pedir o retorno de Alix Vinícius, que teve passagem destacada pelo time sub-23 tricolor no ano passado, para já ficar à disposição da comissão técnica para a sequência da temporada.
Ainda segundo apurou a reportagem, a relação entre Fortaleza e Volta Redonda não ficou estremecida. A princípio, o Tricolor de Aço não irá mandar um jogador ao clube carioca como forma de compensar o retorno do zagueiro.
Alix Vinícius tem contrato com o Fortaleza até dezembro de 2025. A multa rescisória é de 5 milhões de euros (R$ 28,1 milhões, na cotação atual) para o mercado internacional. Para clubes brasileiros, o montante é de 10 milhões de euros (R$ 56,3 milhões).
A carreira de Alix Vinícius
Nascido no Rio de Janeiro, Alix Vinícius de Souza Sampaio foi revelado nas divisões de base do Tigres do Brasil em 2019. Depois disso, o zagueiro vestiu as camisas do Artsul e Cabofriense até se transferir para o Fortaleza em 2021.
Apesar de ser tratado como grande promessa, o defensor nunca atuou profissionalmente com a camisa tricolor. Na temporada passada, por exemplo, ele disputou oito partidas pelo clube no Campeonato Brasileiro sub-23.
No começo de 2023, o jogador foi emprestado ao Volta Redonda até o fim da Série C do Campeonato Brasileiro. Pelo Esquadrão de Aço, ele realizou 15 jogos: duas na Copa do Brasil e 13 no Campeonato Carioca onde foi uma das revelações da competição.

