O Grêmio largou em desvantagem nas semifinais do Campeonato Gaúcho. Assim, foi superado pelo Ypiranga no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, perdendo o jogo de ida por 2 a 1. Logo após Luís Suárez abrir o placar e perder um pênalti no primeiro tempo, o Canarinho virou com dois gols de penalidades máximas convertidas por Erick na etapa final.
Dessa forma, o time de Renato Gaúcho precisará vencer a partida de volta na Arena do Grêmio no próximo sábado (25), às 16h30 (horário de Brasília). O Tricolor Gaúcho, se conseguir ganhar por um gol de diferença do Ypiranga por qualquer placar, levará a decisão para os pênaltis, não havendo saldo qualificado. Ou seja, só irá diretamente para a final do Gauchão se fizer dois ou mais gols.
Renato Gaúcho igualou marca de Tite no Grêmio em 2001
Nesse sentido, o Ypiranga interrompeu uma invencibilidade de 20 partidas sem derrota do Tricolor Gaúcho. A série invicta é a maior do século XXI do Imortal, igualada com outra obtida por Tite em 2001. Na época, o futuro técnico da seleção brasileira ficou os mesmos 20 jogos sem ser superado. Durante o período, o Grêmio conquistou os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Gaúcho daquela temporada.
Assim, o Grêmio ficou quase seis meses sem ser derrotado. O último revés havia ocorrido em 30 de setembro do ano passado, quando perdeu por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Maranhão, pela 32ª rodada do Brasileirão Série B. Desde então, o Tricolor Gaúcho realizou 20 partidas, contando as últimas da segunda divisão nacional em 2022 e as desta temporada. Desse modo, o Imortal de Renato Gaúcho somou 15 vitórias e cinco empates.
Para o jogo da volta no sábado (25), o técnico do Grêmio terá dificuldades para montar a equipe. Afinal, não poderá contar com Villasanti e Carballo, convocados para as suas seleções nacionais. Além disso, Fábio e Pepê saíram machucados e serão reavaliados. Cristaldo também é dúvida e, por fim, Kannemann cumprirá suspensão com a expulsão desta tarde em Erechim.

