Home Futebol Grêmio pode ter dupla que caiu no Brasileirão Série A contra Ypiranga

Grêmio pode ter dupla que caiu no Brasileirão Série A contra Ypiranga

Renato Gaúcho terá muitos desfalques no jogo da volta diante da equipe de Erechim pelas semifinais do Gauchão

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Além da derrota de virada para o Ypiranga no Colosso da Lagoa por 2 a 1 no domingo (19), Renato Gaúcho amargou muitos problemas para a partida de volta. Afinal, no jogo de ida das semifinais do Gauchão em Erechim, o Grêmio perdeu vários jogadores.

PUBLICIDADE

Dessa forma, o lateral-direito Fábio e volante Pepê, além do meia Cristaldo que não chegou a entrar em campo no fim-de-semana, foram diagnosticados com lesões musculares. O resultado foi confirmado logo após exames de imagem realizados nesta segunda (20). Portanto, a tendência é que o trio não participe do jogo contra o Ypiranga, no fim-de-semana.

Além disso, o zagueiro Kannemann foi expulso e cumprirá suspensão. Para piorar, as convocações de Villasanti e Carballo para, respectivamente, as seleções do Paraguai e do Uruguai, tiram os volantes da decisão deste sábado, na Arena do Grêmio, às 16h30 (horário de Brasília).

PUBLICIDADE

Dupla de volantes tem contrato com o Grêmio até o fim de 2023

Portanto, diante dos muitos desfalques, existe a possibilidade de Thiago Santos e Lucas Silva começarem o jogo contra o Ypiranga. A dupla até hoje é muito contestada pela torcida. Afinal, os volantes foram titulares em muitas partidas do Grêmio no Brasileirão Série A em 2021, em que o Tricolor Gaúcho foi rebaixado.

Lucas Silva chegou na Arena do Grêmio em 2020 e Thiago Santos um ano depois. Ambos têm contratos até o próximo mês de dezembro. Conforme levantamento de GZH, os dois volantes somam 24 partidas juntos desde 2021, considerando jogos em que atuaram por mais de 20 minutos. Desse modo, o aproveitamento é de 51,3%, com retrospecto de 11 vitórias, nove derrotas e quatro empates.

Aliás, destes 24 jogos, Lucas Silva e Thiago Santos atuaram em parceria por 14 oportunidades na péssima campanha do Brasileirão Série A em 2021. Logo, acabaram marcados pela torcida como bodes expiatórios pelo terceiro rebaixamento do Grêmio. A dupla jogaria mais sete vezes no ano passado e, em 2023, disputou uma partida em conjunto por apenas três minutos, na vitória sobre o São José no Passo D’Areia, quando Renato Gaúcho utilizou reservas.

Por fim, o técnico terá muitas dúvidas para o confronto com o Ypiranga no fim-de-semana. Uma possibilidade de escalação do Grêmio: Adriel, João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Thiago Santos, Thaciano (Lucas Silva), Bitello, Vina e Ferreira; Luís Suárez.