Grenal na semifinal do Gauchão? Veja como pode acontecer
Vitória do Grêmio no clássico 438 deste domingo (5) mantém a possibilidade de enfrentamento com o Internacional já na próxima fase
RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Deu Grêmio no primeiro Grenal do ano. Com um gol de Felipe Carballo aos 48 minutos do segundo tempo, o Imortal venceu o Internacional por 2 a 1 na Arena neste domingo (5). Vina abriu o placar para o Tricolor Gaúcho, com Alan Patrick anotando o gol colorado. O clássico foi válido pela 10ª e penúltima rodada da fase classificatória do Gauchão.
Com as duas equipes classificadas para as semifinais, a última rodada do Estadual determinará os confrontos da fase seguinte. Assim, o Grêmio já tem assegurada a primeira colocação, com 28 pontos. Ou seja, nove a mais que o Internacional, segundo colocado. Mas uma combinação de resultados pode provocar mais dois clássicos Grenal já nas semifinais.
Definição dos adversários da dupla acontecerá no sábado
Todos os jogos da rodada final serão disputados simultaneamente no próximo sábado (11), às 16h30 (horário de Brasília). Mesmo que tenha perdido para o Grêmio, o Internacional se manteve na vice-liderança com 19 pontos. A vantagem colorada para Ypiranga e Caxias, que fecham o G-4 e dividem a terceira colocação, é de dois. Ou seja, ambos têm 17 pontos e ainda podem ultrapassar o time de Mano Menezes na tabela de classificação.
Para que o Grenal aconteça já na fase semifinal, teria que haver uma combinação completamente desfavorável para o Internacional cair da segunda para a quarta posição. Afinal, no próximo mata-mata, o primeiro colocado no geral, no caso o Grêmio, irá encarar o quarto lugar. Enquanto o segundo enfrenta o terceiro.
Na última rodada de sábado, o Internacional receberá o Esportivo, que luta para não ser rebaixado. Já o Ypiranga joga com o Grêmio em casa, no Colosso da Lagoa. Já com a liderança garantida e o compromisso diante do Ferroviário-CE pela 2ª fase da Copa do Brasil no dia 16, Renato Gaúcho pode não escalar todos os seus titulares em Erechim. E o Caxias visitará o Avenida, livre do rebaixamento e sem chances de classificação, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.
Internacional pode perder posições para Ypiranga e Caxias
O Internacional garantirá a segunda colocação e a vantagem de jogar em casa a partida de volta das semifinais com uma vitória simples em casa sobre o Esportivo. Contudo, se empatar ou perder, terá que ficar de olho nas partidas de Ypiranga e Caxias.
No caso de derrota colorada para a equipe de Bento Gonçalves, a chance de Grenal nas semifinais acontecerá se o Ypiranga derrotar em seu estádio um Grêmio que apenas cumprirá tabela e o Caxias vencer o Avenida fora. Então, as duas equipes do interior chegariam a 20 pontos, derrubando o Colorado para o quarto lugar com 19 e proporcionando mais dois clássicos antecipados.
Já um empate do Internacional tornaria improvável o enfrentamento com o Grêmio antes das finais. Assim, o Colorado até poderia ser ultrapassado pelo Ypiranga em caso de vitória deste sobre o time de Renato Gaúcho no sábado. Afinal, ambos chegariam a 20 pontos, com a equipe de Erechim levando a melhor no número de vitórias. Mas o Caxias, para superar a equipe de Mano Menezes na classificação, teria que golear o Avenida em Santa Cruz do Sul por no mínimo quatro gols de diferença.
Por fim, a tendência é que, caso ocorra mais dois clássicos Grenal no Campeonato Gaúcho, os confrontos sejam nas finais. Ou seja, por mais que exista a possibilidade de repetir o ocorrido no ano passado, com Grêmio e Internacional medindo forças nas semifinais, a chance de novos encontros antes da decisão em 2023 é mais remota.

