Home Extracampo Há 81 anos o Palmeiras mudava de nome pela primeira vez; relembre

Há 81 anos o Palmeiras mudava de nome pela primeira vez; relembre

O Verdão tem em 1942 um dos seus anos mais históricos, confira informações

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Sem dúvidas, o ano de 1942 é marcante para a história do Palmeiras por ser aquele onde aconteceu a famosa Arrancada Heroica. Naquele ano, a Sociedade Esportiva Palmeiras ainda era conhecida como Palestra Itália, e o cenário político, de preconceito e difamação obrigaria o time a mudar de nome, confira detalhes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por que o Palestra Itália mudou de nome?

No cenário geopolítico mundial, a eclosão da Segunda Guerra Mundial obrigou o mundo a escolher lados. De um lado, os países totalitários do Eixo, comandados por Itália, Japão e Alemanha, contra as nações democráticas ou Aliados liderados principalmente por Estados Unidos, França e Inglaterra.

Em 1942, o regime totalitário de Getúlio Vargas apoiou militarmente os Estados Unidos e criou uma regra que anunciava repressão total aos países do Eixo. Logo, com a repressão, qualquer alusão ao Eixo deveria ser eliminada, assim o Esporte Clube Germânia se tornaria Esporte Clube Pinheiros. Já o Palestra Itália de Minas Gerais daria lugar ao Esporte Clube Cruzeiro e o Palestra Itália, seria o Palestra São Paulo, a partir de 13 de março de 1942.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, perderia a cor vermelha do seu símbolo e passaria a utilizar basicamente apenas verde e amarelo, em alusão às cores da bandeira nacional.

De Palestra a Palmeiras

Entretanto, essa primeira mudança de nome não seria suficiente para evitar hostilidades. Inclusive, o Verdão, mesmo já cumprindo suas obrigações perante a Lei, teria que mudar novamente o nome com medo de perder o estádio Alviverde, um dos mais modernos à época, já que poderia sofrer algum tipo de cisão e perder totalmente o patrimônio conquistado.

O novo nome surgiria por começar com “P”, permitindo que mantivesse parte da logo. Além disso, também teria como principal motivo contar com esta espécie de árvores na sua sede e ter recebido anteriormente o apoio de um outro time fundado por Luigi Cero, a Associação Atlética das Palmeiras.

PUBLICIDADE

Para isso, o capitão do exército Adalberto Mendes foi um grande aliado, pois marchou junto com a equipe em 14 de setembro de 1942, a primeira vez que o time se apresentou como a Sociedade Esportiva Palmeiras, em um duelo contra o São Paulo no Pacaembu.

PUBLICIDADE
Better Collective