Na noite de ontem (05), pelo Grenal, o meia-atacante Vina, do Grêmio, marcou o primeiro gol da partida e comemorou mostrando o dedo do meio para a torcida, com os punhos cruzados.
E essa comemoração foi a mesma que Hulk e Pedro Raul fizeram nas últimas partidas. Outros jogadores também já comemoraram gol assim, como Deyverson, por exemplo, quando jogava pelo Palmeiras.
O VINA LANÇOU O SINAL. pic.twitter.com/tS0qKvG2J3
— Zona de Clubismo (@zonadeclubismo) March 5, 2023
Mas, o que esse gesto significa? Essa questão foi levantada recentemente, devido as diversas comemorações do mesmo jeito.
Esse é um gesto que simboliza a “União Dedo Pro Alto” (DPA). A DPA é um grupo de torcidas organizadas que são aliadas. De acordo com as redes sociais do grupo, são 21 torcidas organizadas que fazem parte desta união.
A “União Dedo Pro Alto” é rival da “União Punho Cruzado”, que fazem o mesmo gesto com os braços, mas com as mãos fechadas.
Essa união aqui é a mais foda do futebol brasileiro pprt, é muito título e tradição. pic.twitter.com/djZWctwKNw
— Jantadas SCI (@JantadasSCI) March 6, 2023
A “União Dedo Pro Alto” é representada principalmente pela Mancha Alviverde, do Palmeiras; Galoucura, do Atlético-MG; Força Jovem, do Vasco; Super Raça Gremista, do Grêmio; Inferno Coral, do Santa Cruz; entre outros.
Já a rival “Punho cruzado”, é constituída pela Torcida Independente e Dragões da Real, do São Paulo; Torcida Organizada Camisa 12, do Internacional; Torcida Jovem do Flamengo; Torcida Jovem do Sport, Máfia Azul, do Cruzeiro; entre outros.
O gesto do DPA é feito como forma de provocar uma torcida do grupo rival. Então, essa comemoração costuma ser feita quando estes times se enfrentam.
Deyverson, por exemplo, fez contra o Flamengo, que faz parte do grupo rival. Vina comemorou assim contra o Internacional, que também faz parte do grupo rival. Já Hulk, fez o gesto contra o Cruzeiro.

