Antes de mais nada, Matheus Santana, jogador brasileiro de 24 anos, tem se destacado no futebol asiático como volante do Nejmeh, do Líbano, equipe que recentemente conquistou a classificação para a disputa da AFC Cup.
Essa competição reúne os principais clubes do continente asiático. Além disso, oferece uma grande visibilidade para jogadores e equipes. Afinal, o torneio também é usado como “ponte” por brasileiros que visam transferência para um campeonato com maior visibilidade.
A fase de adaptação de Matheus no Líbano foi um desafio, principalmente por ser uma rotina muito diferente da que estava acostumado no Brasil. No entanto, ele afirma que a parceria com alguns atletas do time o ajudou a se sentir em casa e a superar as dificuldades iniciais.
“Tive que me adaptar no dia a dia que eles têm, demorou um pouco mais pela forma que eles trabalham. É muito diferente do Brasil, o que me ajudou nisso foram alguns atletas que me fizeram sentir em casa, essa parceria fez toda diferença”, afirma que já fez dois gols e prestou duas assistências vestindo a camisa do clube.
Além de Matheus Santana, há outros jogadores brasileiros em atividade no futebol libanês, como Rodrigo Dantas, de 33 anos, ex-Botafogo e Danilo Santos, de 30 anos, ex-Fluminense. que atuam pelo clube Akha-Ahly.
A carreira de Matheus Santana
Nascido em Salvador, na Bahia, Matheus Henrique Machado de Santana iniciou a carreira nas divisões de base o do Vitória-BA em 2015, quando tinha apenas 16 anos. Quatro anos depois, estreou no time profissional onde disputou apenas cinco partidas com a camisa rubro-negra.
Depois disso, ele atuou por Jacuipense, Fluminense de Feira e Cianorte. Em 2022, Matheus Santana foi contratado pelo Sagrada Esperança, da Angola. Nesta temporada, ele se transferiu para o Nejmeh, do Líbano, onde chegou com status de grande astro no país.

