Luxemburgo diz que a modernidade do futebol está fora de campo: “Não é tática”
Treinador falou sobre a evolução do futebol mundial
Reprodução/Youtube
O técnico Vanderlei Luxemburgo é sem dúvidas um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro. Com passagens vitoriosas por Palmeiras, Corinthians, Santos, Cruzeiro, entre outros, Luxa também realizou os seus projetos na seleção brasileira e no Real Madrid.
Luxemburgo, que foi um dos principais treinadores dos anos 90 e da primeira década deste século, ouve frequentemente que é um treinador “ultrapassado”, com ideias táticas dos anos 90.
Nos últimos dez anos, por exemplo, Vanderlei venceu apenas um estadual com o Sport (2017) e um com o Palmeiras (2020).
O treinador, porém, não acha que o futebol teve grandes mudanças taticamente e sim na questão da estrutura dos clubes.
No podcast “Denílson Show”, Luxemburgo voltou a falar sobre esse assunto. Ele deu alguns exemplos de evolução fora de campo.
“A modernidade está na estrutura fora do campo, com os profissionais que você contrata e com aqueles materiais que você usa para dar melhor qualidade para o profissional desenvolver. Há 20 anos, o jogador corria 10 km por jogo, mas, faziam 3% de alta intensidade. Isso da 300 metros de alta intensidade acima de 18 a 20 km por hora.”
“Hoje, por causa do fisiologista que eu trouxe para o futebol, nutricionista que eu trouxe para o futebol, o atleta continua correndo 10 km, mas ele faz 15% de alta intensidade. São 1500 metros, acima de 25 km por hora. Então, esse foi o grande avanço do futebol”, disse Luxemburgo.
Luxemburgo diz que falam muita bobagem sobre tática
Por fim, o treinador criticou a imprensa que fica falando de evolução tática. Ele voltou a falar que a evolução é fora de campo.
“Não é tática. Os caras falam muita bobagem sobre tática. Eu vejo vocês (da imprensa) falando e eu vejo falando merda pra caramba. Falam muita bobagem, porque não tem nada a ver com tática. A evolução foi na estrutura do CT, naquilo que foi criado para melhorar o atleta na sua capacidade anaeróbico e força. Porque Aeróbica já pertencia ao futebol. O futebol é anaeróbico”, finalizou Luxa.

