No final de 2022, os sócios do Santos aprovaram a renovação da Vila Belmiro. Pouco a pouco, alguns detalhes sobre a transformação que o estádio terá têm sido divulgados, e recentemente os torcedores debateram sobre alguns quesitos, confira detalhes.
Reforma da Vila Belmiro
O projeto desenvolvido pelo arquiteto Luiz Volpato contará com capacidade de 30.108 pessoas, e terá quatro níveis de arquibancadas. Além disso, existe uma preocupação em manter o clima de alçapão e manter a presença constante dos ídolos do Santos.
Segundo Luiz Volpato, existe uma ideia de arquitetura no local: “o projeto busca contribuir fortemente para os sentimentos de identidade e autoestima de seus usuários. Aliamos modernidade e tecnologia para reavivar a marcante trajetória do clube, além de oportunizar a sustentação para investidores”.
As cores do projeto continuam branca, preto e dourado. Além disso, terá quatro níveis: arquibancada, deck premium, camarote e arquibancada superior para comportar os mais de 30 mil torcedores, todos com acessos em cada uma das esquinas do quarteirão. O novo imóvel terá 27 lojas internas e 36 externas, assim como vaga para 576 veículos estacionados.
Polêmica
Na divulgação, é nítido que o principal homenageado será Pelé, já que é o maior ídolo da história do Peixe. Nas imagens aparece no nível superior da nova Vila Belmiro com fotos que relembram sua comemoração clássica e gols que marcaram momentos importantes. Entretanto, nomes como: Neymar, Paulo Henrique Ganso, Gabigol e Kleber Pereira aprecem no local.
Estes dois nomes geraram revolta entre os torcedores do Santos, já que o atacante do Flamengo já chegou a provocar os Santistas em diversas ocasiões. Além disso, este último não conquistou nenhum título com a camiseta do Peixe, mesmo que tenha sido essencial para evitar o rebaixamento do clube.

