Uma vitória nos cinco últimos jogos, quatro pontos conquistados em 12 disputados e a precoce eliminação do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro com a derrota para a Portuguesa.
Em meio a Fluminense, Vasco e Flamengo aparece como semifinalista o Volta Redonda. O Botafogo está fora das semifinais do Carioca.
Este é o cenário atual no qual se encontra o Glorioso na atual temporada, algo bem abaixo da expectativa dos seus torcedores para 2023.
Esse momento ruim do Fogão no ano foi tema de análise para o jornalista esportivo Mauro Cezar Pereira, em seu blog no “UOL Esporte”.
O comentarista destaca a pouca relevância que está sendo dada para esta eliminação precoce no Campeonato Carioca e diz que isso é algo que deve preocupar a torcida:
“O Botafogo perdeu espaço, relevância, resultado dos anos de más gestões, passeios pela Série B e afastamento do grupo das mais competitivas equipes do país. Agora, em nova realidade, com um dono/investidor, esperava-se mais. Espera-se mais. Fica evidente que a reconstrução do futebol do clube da estrela solitária será mais complexa do que imaginavam os muito apaixonados e otimistas, Sim, a pouca repercussão da eliminação do Botafogo deve preocupar botafoguenses.”
Mauro Cezar Pereira ainda afirma que a crise no Flamengo pode ter ofuscado a realidade no Botafogo, mas entende que a eliminação precoce no Estadual do Rio de Janeiro não pode ser algo considerado como natural no Glorioso:
“Tão ou mais chocante do que ver a SAF que já faz aniversário ausente de uma fase final de certame com a maioria dos adversários bem inferiores é a pequena repercussão do fiasco alvinegro. Claro, a crise do Flamengo pesa no contexto, mas ainda assim, é algo que não se pode entender como natural.”

