Home Futebol Milton Neves aponta 10 fatos da história santista que irritam os torcedores do Peixe

Milton Neves aponta 10 fatos da história santista que irritam os torcedores do Peixe

Mesmo que seja identificado com o Santos, apresentador citou os momentos mais difíceis da história do Alvinegro Praiano

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Diante da fase complicada do Santos, que amargou a eliminação no Campeonato Paulista no último fim-de-semana, Milton Neves elaborou uma lista de outros vexames do Peixe. Aliás, o apresentador deu sequência a uma série em sua coluna no UOL em que recordou 10 momentos inglórios de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Flamengo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes de iniciar a sua relação de vexames do Alvinegro, Milton Neves alertou para o pior que pode estar por vir para o Santos. ‘E pode ser que venha neste ano, no Brasileirão! Só de pensar me dá calafrios, de verdade”, lamentou o radialista, temendo o rebaixamento do Peixe no fim da temporada.

Então, o apresentador iniciou sua relação de momentos vergonhosos do Santos citando dois do histórico time de Pelé e companhia. Assim, lembrou do “jogo do cai-cai”, um clássico com o São Paulo em 1963 em que os jogadores do Peixe simularam lesões, ficando com apenas sete homens em campo, depois de duas expulsões. A partida no Pacaembu terminou 4 a 1 para o Tricolor Paulista, sendo encerrada aos oito do segundo tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Milton Neves também recordou os 6 a 2 que o Santos de Pelé levou do “ainda desconhecido” Cruzeiro na final da Taça Brasil de 1966. O radialista mencionou o fato do Peixe ter desvantagem no retrospecto histórico diante de São Paulo, Palmeiras e Corinthians. “Pelo andar da carruagem, é muito difícil que esse cenário seja revertido”, comentou, acrescentando que as maiores goleadas dos confrontos são a favor dos três rivais. Assim, escreveu sobre os 7 a 1 pró-Corinthians em 2005, a maior sofrida na era moderna.

Milton Neves, sobre a luta contra o descenso do Santos nos últimos três anos no Paulistão: “Não dá”

Outro “trauma” provocado pelo Corinthians foi o gol de Ricardinho após jogada de Gil no apagar das luzes da semifinal do Paulistão em 2001, no Morumbi. “Foi um tiro na alma do torcedor do Peixe”, lamentou Milton Neves. Além disso, o colunista criticou a forma como o Santos se desfaz de seus craques. “O exemplo maior disso, claro, foi a nebulosa transferência de Neymar para o Barcelona”, opinou.

As últimas lembranças negativas do Santos foram de acontecimentos recentes. Então, Milton Neves reclamou da desclassificação para o CSA da Copa do Brasil em plena Vila Belmiro em 2009, como Neymar e Ganso. Outra eliminação lamentada pelo apresentador foi a para o Deportivo Táchira-VEN, na Copa Sul-Americana no ano passado.

PUBLICIDADE

Por fim, o apresentador se queixou das últimas campanhas no Campeonato Paulista que flertaram com a Série A2. “Bem, brigar contra o rebaixamento uma ou outra vez no estadual até que é perdoável. Mas três vezes consecutivas? Ah, aí não dá!”, concluiu.

PUBLICIDADE
Better Collective