Home Futebol Órgão internacional discute novas regras no futebol; veja o que pode mudar

Órgão internacional discute novas regras no futebol; veja o que pode mudar

O Futebol está prestes a mudar em pontos importantes em suas regras: órgão internacional discute novas regras no futebol. Veja nesta matéria, o que pode mudar.

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

International Board discutirá, em Londres, mudanças no futebol, como o cronômetro parado e nova regra do impedimento

Antes de tudo, a International Board, órgão responsável por regular o futebol no mundo, reunirá seus membros, agora na segunda semana de março, na capital inglesa, para avaliar sugestões que visam melhorar a dinâmica do jogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portanto, a intenção da entidade é que essas mudanças tragam, principalmente, mais celeridade ao jogo. O foco é o tempo de bola rolando. 

Primordialmente, o que podemos citar como de maior impacto é a possibilidade do cronômetro ser interrompido, isso sempre que a bola não estiver rolando.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ou seja, faltas, impedimentos, laterais, tiros de meta, escanteios, depois de um gol, nesses casos, para-se o cronômetro. A intenção é que se reduza o tempo total de jogo para dois tempos de 30 minutos.

Além disso, outra ideia é que o atacante não esteja mais em impedimento no caso de qualquer parte do corpo na mesma linha do penúltimo defensor.

Mudanças são reflexo do ocorreu na Copa do Mundo 

As alterações na regra já estão aprovadas, devendo entrar em vigor na próxima temporada do futebol europeu, a partir do mês de junho.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, duas das regras vêm de situações que aconteceram na final da Copa do Mundo de 2022, quando a Argentina se sagrou campeã.

PUBLICIDADE

As regras são:

Gols marcados com a presença de jogadores reservas no campo de jogo, apenas quando não houver interferência destes na jogada, serão permitidos.

O quarto árbitro poderá auxiliar o árbitro principal, da mesma forma que os assistentes de linha. A decisão final continua com o juiz de campo.

Para diminuir o tempo perdido, comemorações de gol exageradas, passarão a ser levadas em conta para decidir os acréscimos. Mudança essa, que se tornará desnecessária se aprovado o cronômetro zerado.

Por fim, acabaram, para os goleiros, os jogos psicológicos contra os cobradores de pênaltis. Não será mais permitido distrair os batedores, nem atrasar a cobrança com interações, como por exemplo: ajeitar as redes.

PUBLICIDADE
Better Collective