O Paulistão 2023 vivenciou neste domingo (05) os últimos jogos da primeira fase, definindo assim as vagas que ainda estavam em aberto para a etapa de quartas de final. Depois de Palmeiras, São Bernardo, Corinthians, São Paulo, Água Santa e Red Bull Bragantino já garantirem passaporte de forma antecipada, outros dois times selaram avanço para o mata-mata, que será realizado em jogo único.
Além do sexto citado, Botafogo-SP e Ituano confirmaram avanço para a sequência do certame estadual. Entre os grandes, o Santos foi o único que ficou de fora da fase eliminatória da competição, tendo perdido para o time de Itu pelo placar de 3 a 0.
Todos os jogos das quartas e semis serão realizadas em confrontos únicos. Em caso de igualdade nos 90 minutos, a disputa vai para as penalidades. Somente a grande finalíssima que contará com dois embates, onde o time de melhor campanha terá o direito de decidir o título sob os seus domínios.
VEJA OS DUELOS DO PAULISTÃO (Times à esquerda decidem em casa)
Palmeiras x São Bernardo – A definir
São Paulo x Água Santa – A definir
Corinthians x Ituano – A definir
Bragantino x Botafogo-SP – A definir
REBAIXADOS
No outro extremo da tabela, Ferroviária e São Bento acabaram amargando o descenso para a Série A2 do estadual. De volta à elite paulista após longo hiato, a Portuguesa conseguiu a combinação suficiente para se “safar” da degola. O time rubro-verde venceu o Mirassol, fora de casa, e obteve a permanência no critério de gols marcados, após empatar em número de pontos e saldo de gols com o time de Sorocaba.
PALMEIRAS COM VANTAGEM
Detentor da melhor campanha do Paulistão 2023, o Verdão fechou a primeira fase com 28 pontos, ficando à frente dos outros 15 concorrentes, e vencendo o páreo contra o São Bernardo (26 tentos). Neste cenário, os comandados de Abel Ferreira terão vantagem até uma eventual decisão de poder decidir os confrontos em casa. A contagem da pontuação segue para definir chaveamento.

