Foi identificado pela Polícia da Itália o torcedor que no último domingo, dia 19, foi preso nas arquibancadas do estádio olímpico de Roma com uma camisa da Lazio com a palavra “Hitlerson” e o númetro 88, normalmente associado à saudação nazista.
De acordo com informações vindas do portal italiano “Ansa” e confirmadas pela redação do Torcedores, trata-se de um cidadão alemão, que não entrou no estádio vestindo a camisa.
Ele só a colocou já dentro do local, logo no começo da partida, e que foi identificado graças à análise dos vídeos das câmaras do complexo desportivo.
O homem que foi identificado, assim como outras duas pessoas, serão investigados pelas autoridades por violação da lei antifascista conhecida como “Lei Mancino”.
A lei prevê sanções contra frases, gestos, ações e slogans que tenham por objetivo o incitamento ao ódio, violência ou discriminação contra raça, religiões ou nacionalidade, estabelecida em 1993. O homem pode pegar até 18 meses de reclusão.
A polícia informou que o torcedor da Lazio tem antecedentes criminais, pois foi denunciado como um dos organizadores de uma invasão de campo em 2009.
Nas redes sociais, um grupo de torcedores da Lazio que tentam combater estes tipos de manifestações lamentou o caso:
“Expressamos nossa profunda desaprovação por aqueles que usam nossas cores para reinvocar o monstro do nazismo ou a abominação do antissemitismo. A Lazio não é preta, é azul celeste.”

