Home Futebol Presidente do Barcelona fala sobre o futuro de Xavi Hernández no time

Presidente do Barcelona fala sobre o futuro de Xavi Hernández no time

Mandatário do Barça comentou sobre o treinador, afirmando que ele merece um novo contrato no comando do time espanhol

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Após um início ruim, o Barcelona de Xavi Hernandez vem surpreendendo nessa temporada. A equipe ocupa a primeira colocação da LaLiga, com uma boa vantagem sobre o Real Madrid e pode também alcançar a final da Copa do Rei, caso passe os Merengues na semifinal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo a eliminação na Champions League e a derrota para o Manchester United na Europa League não foram o suficiente para apagar totalmente o brilho do trabalho de Xavi no Barça. Pela primeira vez desde a saída de Messi, o time espanhol parece ter uma “identidade” dentro de campo e o mérito disso é totalmente do técnico.

Por esse motivo, o treinador deve em breve receber uma proposta de renovação contratual, pelo menos é o que afirma o atual presidente do clube, Joan Laporta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Acho que temos que renovar o contrato de Xavi Hernández, ele merece um novo contrato de longo prazo”, falou o presidente do Barcelona, que ainda acrescentou:

“Xavi diz que quer ganhar La Liga antes do novo acordo, mas já estou pensando nisso. O mesmo para Busquets”, completou.

Xavi conseguiu encontrar uma nova forma do Barcelona jogar

Talvez o principal mérito de Xavi no Barça tenha sido estabelecer uma nova forma para equipe jogar, uma estratégia que leve o time às vitórias.

PUBLICIDADE

Na época de Guardiola, a principal “força motriz” do time era o meio-campo, que era composto por Xavi, Iniesta e Busquets. Anos depois, quando Neymar, Suárez e Messi formavam o trio ofensivo do Barça, isso acabou por se tornar a principal força da equipe.

Atualmente, Xavi trabalha para devolver o “núcleo” do time para o meio de campo, que conta com os destaques Pedri, Gavi e Frenkie de Jong. Além disso, o setor ofensivo com Démbélé e Lewandowski parece ter convencido o treinador de que uma dupla é mais eficiente do que um trio no ataque.

Em partidas importantes, o treinador passou a utilizar o esquema com quatro homens no meio-campo, promovendo a entrada de Busquets na vaga de Raphinha. Isso tem sido o principal motivo pela qual o Barcelona tem se saído melhor quando enfrenta o Real Madrid e outras equipes grandes.

Better Collective